Engenheiro brasileiro obtém destaque ao se dedicar à melhoria de processos de produção no campo | PressWorks
O engenheiro de solda Tiago Marchesin vem colhendo os bons frutos cujas sementes foram plantadas ao longo de seus 10 anos de carreira. O especialista integrou áreas relacionadas à criação de células de robôs – desde a implementação até o acompanhamento da produção e melhorias nos processos. Atualmente, ele vem trabalhando em vários projetos buscando otimização e aumento de produtividade, entre os quais ganham destaque aqueles ligados o sistema RapidArc.
Nas últimas empresas pelas quais passou, ele implementou o sistema RapidArc, capaz de otimizar o processo de solda e reduzir custos, aumentando a produtividade.
Conforme Marchesin explica, esta é uma tecnologia avançada de soldagem desenvolvida pela Lincoln Electric, na qual Marchesin trabalhou em conjunto para obter os melhores resultados. Ela otimiza a deposição de material e aumenta significativamente a eficiência em aplicações industriais.
Sua base está em uma combinação de movimentos rápidos e precisos do arco de solda e do fio de enchimento, aliado a controles sofisticados que ajustam automaticamente os parâmetros do processo, afirma ele.
Em sua passagem por uma das maiores e mais reconhecidas empresas globais no setor de equipamentos agrícolas, de construção e de jardinagem, ele conseguiu fazer dela a pioneira na aplicação da tecnologia.
O engenheiro revela que, com a chegada da indústria 4.0, novas oportunidades surgiram para o processo de soldagem, entre elas a soldagem automatizada realizada por robôs. Segundo ele, este processo é suportado por sensores, garantindo precisão, aumentando a velocidade e a qualidade do ciclo e reduzindo a intervenção humana.
Utilizar tecnologias de robotização no campo, melhorando os processos de fabricação sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura, mostram o valor da engenharia de processos e da inovação, acredita Marchesin.
Em um de seus projetos, desenvolvido em 2015, Machesin atuou na implantação de célula robótica na linha de produção de carregadeiras que resultou em um aumento expressivo na produtividade, redução de custos operacionais e melhorias na qualidade do produto. O projeto abriu novos mercados para a companhia onde ele trabalhava, entre eles, Rússia, África e Canadá – o que fortaleceu a presença global da empresa. Os benefícios também se estenderam a maior segurança, redução do risco de acidentes de trabalho e redução de ruído e poluição.
Em outro projeto, a implementação e programação da célula robótica Crawler trouxe avanços significativos na automação de processos de soldagem, unindo precisão, segurança e eficiência. Este projeto utilizou uma célula de estação dupla equipada com dois braços robóticos, programada para soldar dois modelos de peças, cada um com cinco versões distintas. Isso exigiu a criação de 10 programas de soldagem únicos. Dada a complexidade do processo, existia um alto risco de erro humano, como seleção equivocada de programas ou configuração inadequada dos dispositivos, o que poderia resultar em colisões e interrupções na linha de produção.
Para solucionar esse desafio, Marchesin apoiou o desenvolvimento de um programa inovador que utiliza um sensor de toque integrado ao robô. Este sistema permite ao robô identificar automaticamente o dispositivo, o modelo e a versão da peça presente, selecionando de forma autônoma o programa de soldagem correto. Assim, a responsabilidade do operador foi eliminada, garantindo maior segurança operacional e eficiência.
O especialista reforça que, no caso da tecnologia RapidArc, ela impacta diretamente a competitividade, aumentando a produtividade. Com ela, o engenheiro acredita que as empresas têm a chance de fortalecer sua posição no mercado, atendendo melhor às demandas dos clientes e adaptando-se rapidamente a um ambiente em constante mudança.
Outro ponto importante da solução é que ela promove redução de custos. A implementação do RapidArc traz economias significativas. No caso do projeto desta empresa global do setor agrícola, por exemplo, o resultado foi uma redução de custo anual de R$ 1 milhão.
Marchesin destaca que a tecnologia RapidArc pode ser aplicada em vários setores, promover melhorias na eficiência e produtividade à escala global e reforçar vantagem competitiva das empresas. Trata-se de uma solução que traduz o poder da inovação na fabricação. Ao promover redução de custos, ela não só fortalece as posições das empresas, mas também promove práticas sustentáveis. À medida que a tecnologia evolui, suas implicações para os mercados podem levar a uma nova era de eficiência e produtividade em processos de soldagem robotizada, finaliza o engenheiro.