Empreendedores criam startup para democratizar serviços de arquitetura e design de interiores | Startups to Watch
“Nossa ideia foi criar um produto online, onde o cliente desenvolve um projeto de arquitetura e design de interiores junto com o consultor, à medida que vai dando detalhes do ambiente e de suas preferências. Democratizamos esse serviço, uma vez que as pessoas têm aquele preconceito de que isso custa caro. Muitas nem pesquisam porque acham que não podem pagar”, explica Marcia Monteiro, 44 anos, CEO e cofundadora da Arquiteto de Bolso, ao lado de Daniel Alves, 32, COO.
Por meio dela, o interessado no serviço pode, em duas horas, visualizar plantas 2D, perspectivas 3D ou tours virtuais 360º (dependendo do pacote contratado). No final, recebe uma lista de compras de materiais, mobiliário e serviços especificados pelos profissionais para transformar as dicas em realidade.
Isso foi possível, em boa medida, graças ao investimento de R$ 15 milhões captado com a Headline XP, fundo de venture capital fruto da parceria entre o fundo global Headline e a XP Investimentos, anunciado em março. Os recursos estão sendo empregados no desenvolvimento de novos produtos, em marketing e na ampliação de parcerias.
Outra novidade recente é o AB Match, solução baseada em inteligência artificial generativa que ajuda o cliente a descobrir qual é o estilo dele. “É como um Tinder para ambientes. Ele vai falando o que gosta e o que não gosta. Ao final, a ferramenta aponta o que tem mais a ver com ele”, diz Monteiro. Segundo ela, isso é bem útil, porque a grande maioria não sabe explicar o que mais agrada, e ter essa consciência ajuda a acertar mais nos projetos. Até o fim do ano, a Arquiteto de Bolso vai disponibilizar também uma ferramenta de gestão de orçamentos com ofertas e comparação de preços.
A startup não divulga faturamento, mas Monteiro afirma que a meta para 2024 é dobrar ou triplicar as receitas. “Muitas coisas importantes vêm acontecendo nos últimos meses. Fechamos parcerias importantes, como as com Madeira Madeira, West Wing e Telha Norte. E teve também as 100 Startups to Watch, um prêmio que dá visibilidade e reconhecimento, e que ajuda o mercado a nos olhar com respeito”, conta a CEO.