Empreendedora cria bar na laje no Morro do Vidigal e faz sucesso entre turistas com vista para a cidade | Mulheres Empreendedoras
O Morro do Vidigal, zona Sul do Rio de Janeiro, é famoso pela vista privilegiada da cidade. Apenas em 2023, foram mais de 360 mil visitas de turistas à favela, segundo o Anuário do Turismo de 2023, da Prefeitura do Rio de Janeiro. De olho no potencial da região, a empreendedora Gilda Brandão decidiu apostar em um negócio no topo do morro, o Bar da Laje.
Fundado em 2014, a ideia do negócio surgiu após Brandão e seu filho visitarem a região. Na época, com a Copa do Mundo movimentando a cidade, o filho da empreendedora notou que qualquer estabelecimento que soubesse aproveitar a vista do local poderia aproveitar o alto fluxo de turistas.
Brandão acatou a sugestão e a família rapidamente deu início às obras. Mesmo antes de finalizarem o espaço, o bar já atraia clientes. Segundo a fundadora, o negócio começou com uma pequena porta em uma laje e, aos poucos, o estabelecimento foi sendo expandido. Atualmente, o Bar da Laje é Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Estado do Rio de Janeiro.
De acordo com a empreendedora, o sucesso do espaço é resultado do alinhamento de três aspectos centrais: qualidade na simplicidade, alinhamento com a cultura local e trabalho focado na experiência dos consumidores. A casa aposta em uma culinária sem sofisticação, com a feijoada entre os destaques do cardápio. Além disso, o estabelecimento oferece uma ambientação que inclui a apresentação de rodas de samba todos os finais de semana.
A reportagem completa foi ao ar no programa Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Confira.

A vista que virou Negócio: empreendedora fatura ao abrir bar em laje no Rio