Em Webinar, Phomenta ajuda a planejar 2024
Na última semana, no dia 06 de dezembro, a Phomenta realizou o Webinar 2024 – Tendências para o Terceiro Setor. O evento, transmitido online, teve como objetivo compartilhar, com organizações da sociedade civil e empreendedores sociais, dicas e informações que podem ser úteis para o próximo ano.
O momento foi apresentado por Rodrigo Cavalcante, diretor executivo; Daiany França, líder de Dados & Impacto e Portal do Impacto; e Agnes Santos, líder de projetos. Profissionais que usaram a experiência adquirida a partir do trabalho com as OSCs, ao longo de 2023, para trazer opiniões sobre temas recorrentes para o próximo ciclo.
Foram mais de 600 inscrições para o webinar, mostrando que as organizações apresentam interesse em discutir temas e fortalecer suas atuações. No documento de inscrição, havia uma pergunta sobre o que os empreendedores e empreendedoras enxergavam como novidade, ou tópico que deveria ser debatido durante o encontro. Entre as respostas estavam a captação de recursos, inteligência artificial, projetos sociais e ESG. Os tópicos apontados foram casados com a expertise dos profissionais da Phomenta, que montaram uma apresentação sobre tendências para manter no radar.
O primeiro ponto de atenção foi o Investimento Social que, após um 2020 de expansão, está estagnado, voltando para um volume de investimento muito próximo ao que observamos 10 anos atrás, próximo aos R$ 4,8 bilhões. Por outro lado, de acordo com o censo GIFE, há uma expectativa de crescimento para o próximo ano, um valor que pode chegar a R$ 5,6 bilhões.
Outro destaque foi que, embora o investimento tenha encontrado um platô, o tema ESG, que refere-se a critérios ambientais, sociais e de governança utilizados para avaliar o desempenho e a responsabilidade das empresas em relação a questões sustentáveis, éticas e de impacto social, tem angariado mais interesse, aumentando o número de pesquisas no google, por exemplo.
A saúde mental também foi abordada, trazendo, principalmente, as novas doenças laborais identificadas, como burn-out, e a necessidade de construir ambientes de trabalho saudáveis e seguros no Terceiro Setor. Para debater o tema, foram utilizados dados da pesquisa Saúde Mental e Bem-Estar no Terceiro Setor, realizada pela Phomenta, que ouviu mais de 800 trabalhadores de organizações da sociedade civil de todo o país.
Durante o encontro, a mudança de governo e seus desdobramentos, as novas formas de doação, o uso das redes sociais, a inteligência artificial e seus impactos também receberam atenção. O conteúdo, na íntegra, pode ser assistido no
Youtube da Phomenta.
Este tipo de evento informativo virou marca da Phomenta. Durante a crise sanitária da Covid-19, por exemplo, estes encontros aconteciam para fortalecer organizações durante este período tão complicado para quem trabalha no Terceiro Setor. Liderança em Tempos de Crise; Como Melhorar a Gestão da Sua Organização e Captação de Recursos com Grandes Empresas foram alguns dos temas debatidos, à época. “Foi interessante retomarmos algo que fizemos durante o período da pandemia. Às vezes, no dia a dia, não dedicamos um tempo para olhar para o contexto externo, o que está acontecendo no mundo, sendo que muitos dos acontecimentos podem ou vão influenciar as nossas organizações,” aponta o diretor executivo Rodrigo Cavalcante.
O momento foi recebido com alegria por aquelas e aqueles que reservaram um tempo para pensar no futuro. “Obrigado Phomenta!”, escreveu integrante do Instituto Isis Bruder, de Maringá. “Sempre acompanhamos vocês, com a certeza de conteúdos super atuais e que inspiram.”