Eles transformaram um projeto de MBA em uma franquia de drones com IA que fatura R$ 20 milhões | Franquias
Um projeto de MBA se tornou uma rede de franquias com foco no setor agrícola, que já faturou mais de R$ 20 milhões só em 2024. Trata-se da Agro Atlas Brasil, rede de drones para agricultura, fundada pelos empreendedores Geferson Pianissola, 29 anos, e Welber Sant’Ana, 30, em 2020. Atualmente, a marca tem 40 unidades em funcionamento.
O negócio surgiu a partir de um trabalho de conclusão de curso do MBA cursado por Sant’Ana, que precisava buscar soluções para problemas vividos por produtores rurais. “A ideia era ter uma tecnologia embarcada no campo. Desenvolvemos um drone com inteligência artificial para captar as doenças e pragas na plantação. Depois, fazer a aplicação de água e produtos biológicos, principalmente em áreas declivosas, de mais difícil acesso”, explica.
Sant’Ana já tinha experiência com empreendedorismo: ele iniciou sua vida profissional aos 14 anos, vendendo queijos no interior do Espírito Santo, estado em que mora. Passou por outros negócios, até empreender com postos de combustíveis. Uma de suas inovações foi a criação do “ecobox”, um modelo de loja contêiner que já foi contratado até pela Heineken, para venda de cerveja em eventos.
Pianissola, por outro lado, já tinha contato com agricultura desde criança e sempre se interessou por aviação. Ele chegou a se tornar piloto, mas com a a pandemia não conseguiu ingressar na área. Assim, foi convidado por Sant’Ana para se tornar sócio na Agro Atlas. Hoje é o responsável pela parte técnica do negócio.
Com o empreendimento desenvolvido, Sant’Ana percebeu teria dificuldades para decolar. “O problema era chegar ao produtor. A maioria não tem condições de comprar um drone”, conta. Quando começou a desenvolver um modelo de negócio escalável, chegou ao franchising. “Assim conseguiríamos ajudar o produtor e quem quer empreender no agro, que é um mercado gigante no Brasil”, diz.
Os dois testaram o formato por cerca de dois anos para checar a viabilidade e aguardar aprovações de uso da ferramenta. Sant’Ana diz que também aproveitou para metrificar a solução, entendendo quw tipo de economia poderia trazer para os produtores, fosse financeira, de tempo ou de sustentabilidade. “O produtor gasta geralmente 1 mil litros de água por hectare. Nós usamos dois litros. Fazemos como uma névoa”, explica.
A franquia foi lançada em maio de 2022, durante uma feira do setor de drones, em São Paulo. Hoje são 40 unidades, que atendem a mais de 6 mil produtores. O investimento inicial é entre R$ 300 mil e R$ 500 mil – varia para menos, caso o franqueado já tenha o veículo necessário para a instalação da infraestrutura. “Moldamos o drone para a região que ele vai atuar, porque cada local tem uma necessidade diferente”, afirma. A franqueadora também apoia a unidade na obtenção das licenças locais necessárias e na certificação para pilotagem de drone.
De acordo com Sant’Ana, a Agro Atlas já vem estudando outros mercados, como o de energia soltar, com o objetivo de aumentar o potencial de rentabilidade das franquias.
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