Ele fundou uma startup que automatiza notas fiscais para PMEs e fatura mais de R$ 20 milhões | Startups
No início dos anos 2000, Gabriel Marquez fazia contabilidade para seu tio, e passava horas digitando manualmente uma pilha de notas fiscais. Incomodado com a repetição e o desperdício de tempo, propôs digitalizar o processo por meio de arquivos eletrônicos. Mesmo enfrentando resistência inicial, conseguiu implementar a ideia. O episódio marcou o início de uma jornada empreendedora que, anos depois, resultaria na criação da NFE.io, uma plataforma que automatiza a emissão de notas fiscais para empreendedores. Hoje, o negócio fatura mais de 20 milhões.
Com o interesse crescente por sistemas corporativos, Marquez decidiu se aventurar no empreendedorismo. Entre erros e acertos, abriu três startups que não decolaram. Em 2013, surgiu a ideia que daria origem à NFE.io. A inspiração veio de uma conversa com contadores, onde ele viu a oportunidade de criar um software de contabilidade online. “Na época, ainda não existia Contabilizei ou Agilize”, lembra.
Para viabilizar a solução, decidiu se aprofundar no assunto e fez uma pós-graduação em planejamento tributário. “Percebi que não dava para atender 100% dos casos contábeis por conta da complexidade, mas 80% era possível fazer”, diz. Entre 2013 e 2017, o produto operou de forma modesta, sem funcionários e com estrutura mínima. Gerava cerca de R$ 20 mil por mês.
Com o desempenho, ele decidiu profissionalizar a operação. “A startup surgiu com a proposta inicial de facilitar a emissão de notas fiscais, mas a solução evoluiu rapidamente. Hoje, permite que pequenas e médias empresas tenham acesso a sistemas de automação que, até então, só grandes corporações podiam pagar”, comenta Marquez.
O modelo de negócio tem como foco principal o atendimento a micro e pequenos empreendedores. Um exemplo prático é a automatização do processo de emissão de notas fiscais para quem produz cursos online ou vende produtos em marketplaces. Sem a NFE.io, o pequeno empresário precisaria emitir manualmente cada nota. Com a plataforma, o processo é automático, integrado a meios de pagamento e e-commerces. O serviço custa em média R$ 199 por mês, mas varia conforme o volume de notas emitidas.
“Nosso objetivo é simplificar ao máximo a relação das empresas com o governo, permitindo que elas se concentrem no que realmente importa: seu core business”, afirma Marquez. A NFE.io também oferece soluções para consulta e validação de dados fiscais. Isso permite que empresas verifiquem automaticamente as informações de fornecedores e clientes, reduzindo os riscos operacionais e garantindo maior segurança nas transações.
Com essa estratégia, a NFE.io conquistou uma base de mais de 10 mil clientes, formada majoritariamente por PMEs. A solução também atraiu grandes players. Empresas como Leroy Merlin, Ambev, Raízen e Volvo utilizam a plataforma e já movimentaram mais de R$ 3,13 bilhões em operações.
Com faturamento superior a R$ 20 milhões neste ano, a NFE.io pretende dobrar de tamanho no próximo ano. A empresa avalia a possibilidade de lançar uma versão gratuita de sua solução. “A ideia é permitir que microempreendedores emitam algumas notas fiscais gratuitamente, incentivando o uso inicial do sistema. À medida que esses empreendedores crescem, o objetivo é convertê-los em clientes pagantes” afirma Marquez.
Ademais, a startup aposta na expansão de sua equipe de vendas e marketing e no fortalecimento do time de tecnologia em busca de aprimoramento e novas soluções.