Ela largou o emprego para ser influenciadora gastronômica e ajudar restaurantes locais: ‘nos colocou no mapa’
Rachel Brotman era professora de escola e hoje ganha a vida com parcerias de marcas, consultoria e monetização das redes sociais Conhecida como The Carboholic (palavra que faz referência a um “vício” em carboidratos), a influenciadora Rachel Brotman vem chamando atenção nas redes sociais com suas avaliações de restaurantes e padarias de Nova York, nos Estados Unidos. Com cerca de 250 mil seguidores no Instagram e vídeos com mais de 800 mil visualizações no TikTok, a jovem de 29 anos é famosa por publicar apenas análises positivas das comidas.
“Eu não tenho uma agenda, não estou fazendo nada maldoso ou caça-clique para obter visualizações”, disse Brotman ao The Post. “Eu posto sobre restaurantes e padarias na área de Nova York que fazem produtos do zero com ingredientes de alta qualidade e com muito amor. Partiria meu coração pensar que estou por aí insultando comidas nas quais um chef colocou seu coração e alma”.
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Com seu trabalho, a influenciadora ajuda diferentes estabelecimentos a atraírem mais clientes. “Rachel nos colocou no mapa”, afirma a empreendedora Sasha Zabar, dona da Glace, uma sorveteria e loja de chocolate quente no Upper East Side, bairro luxuoso de Nova York. Atualmente, consumidores locais e turistas fazem filas para comprar guloseimas que viralizaram. “As pessoas ainda se importam com os críticos gastronômicos, mas no final das contas, o que importa é o que elas veem no Instagram”, avalia Zabar.
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Brotman deixou seu emprego como professora em uma escola particular em 2020 para se concentrar em tempo integral na criação de conteúdo. Atualmente, ela fatura com parcerias de marca, consultoria e pagamentos que vêm da monetização de vídeos nas redes sociais.
“Há uma oportunidade real para as mídias sociais revitalizarem restaurantes e outros pequenos negócios”, explica Brotman. “Os restaurantes tiveram que ser realmente criativos durante a pandemia. Coincidiu com a decolagem do TikTok e do Reels [do Instagram] e agora você vê muitos restaurantes criando itens de menu que são feitos com o objetivo de obter muito hype”, aponta.
O Caviar Kaspia, um restaurante parisiense que começou na década de 1920 e foi inaugurado dentro do Mark Hotel, em Nova York, em fevereiro do ano passado, viu as filas começarem a crescer no quarteirão depois que Brotman postou sobre seu bagel de caviar de US$ 35 (cerca de R$ 190). “Serei honesto, inicialmente, foi um pouco esmagador”, disse Etienne Haro, gerente geral do Mark Hotel, que supervisiona o Caviar Kaspia, ao The Post. Haro afirma que foi preciso enviar um funcionário buscar mais bagels seis vezes em um único dia.
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