Ela começou cobrando R$ 35 por penteado e hoje fatura R$ 6 milhões com negócio de beleza
Leticia Rigolim fundou uma marca de produtos capilares profissionais e também oferece workshops de penteados Leticia Rigolim, 32 anos, sempre foi vaidosa. Aos 8 anos de idade, dormia com bobs no cabelo molhado para acordar com os fios enrolados. Já na faculdade — ela cursou educação física —, quando precisava complementar a sua renda, fazia penteados em domicílio aos finais de semana por R$ 45.
Hoje, a situação é outra. A empreendedora é a fundadora da Rigolim Hair and Co, marca de produtos capilares voltados a profissionais que realizam penteados. O negócio da empreendedora de Maringá (PR) também tem uma frente de educação, com cursos (presenciais e online) para cabeleireiros. Os penteados ainda são oferecidos ocasionalmente, agora pelo valor de R$ 450. O negócio faturou R$ 6 milhões em 2023.
“Sempre tive habilidade com projetos manuais e cogitei fazer bordados. Porém, minha mãe sugeriu que eu fizesse um curso de penteados para oferecer o serviço a domicilio. Então, em 2012, comecei a divulgar meu trabalho nas redes sociais, especialmente em grupos do Facebook”, conta sobre a época em que precisava de renda extra. “Postei muitas fotos dos penteados e as clientes começaram a aparecer. O começo foi um pouco devagar, mas depois vieram mais serviços”, diz Rigolim.
A empreendedora ficou um ano e três meses atendendo em casa, até que recebeu uma proposta para trabalhar no salão de beleza de uma colega de trabalho. “Foi um perído em que tive oportunidade de atender várias noivas”, afirma a empreendedora, que também passou a ensinar outros profissionais a fazer penteados. “Os próprios cabeleireiros viram um diferencial.”
“Em 2014, eu ensinava para cinco pessoas de uma vez. Dois anos depois, eram 15 pessoas”, afirma. O público-alvo eram cabeleireiros e penteadores em início de carreira.
A empreendedora chegou a se formar na universidade, em 2016, mas não seguiu na área. “Já durante o Trabalho de Conclusão de Curso eu sabia que queria focar nos penteados”, diz.
No ano da formatura, ela decidiu que era o momento de abrir o seu próprio salão de beleza, com o nome Studio Leticia Rigolim. Ao mesmo tempo, enxergou a oportunidade de lançar uma linha nacional de produtos capilares para penteadores. “Nos cursos, levava alguns produtos importados que eu mesma utilizava. Porém, os alunos relataram que sentiam muita dificuldade de comprar porque eram itens caros.”
Ela conta que sentia falta de produtos adicionais ao spray fixador. “Não tinha opções como um produto para passar no cabelo antes de fazer o babyliss ou um texturizador para fazer uma escova volumosa”, diz. “Em geral, os produtos eram mais voltados ao uso comercial pelo cliente final, não ao profissional.”
Os anos de 2016 e 2017 foram dedicados à construção da linha. “Pesquisei fábricas que poderiam fazer a produção, ao mesmo tempo em que corri atrás da parte burocrática para estruturar o novo negócio”, diz. Conforme recebia as amostras, a empreendedora testava e pedia que outros profissionais oferecessem feedbacks. Depois, ajustava as fórmulas até chegar a um resultado satisfatório.
Com o nome Rigolim Hair & Co, a marca de produtos capilares foi lançada em novembro de 2018. O foco era no digital, com vendas no e-commerce e redes sociais. “No mês seguinte, já apostamos em revendedores também”, afirma.
Saiba mais
A pandemia foi um momento desafiador. “O salão era muito posicionado em oferecer produções de penteados e maquiagem, mas os eventos estavam sendo adiados. Com isso, os profissionais também diminuiram o uso dos itens”, afirma.
A estratégia foi apostar cursos online e fortaceler outros serviços, como tratamentos capilares e manicure. “Sentimos dificuldades nos primeiros meses, mas depois conseguimos nos ajustar”, diz a empreendedora, acrescentando que o faturamento se manteve estável no período.
Em 2022, a empresa abriu uma loja física e começou a vender os itens em marketplaces, como Amazon, Shopee, Mercado Livre e Beleza na Web.
A empreendedora tomou a decisão de vender o seu salão de beleza no ano passado para focar nos workshops e cursos e na linha de produtos. Para o final de 2024, planeja mudar para uma sede maior que funcionará como centro de distribuição. O plano é encerrar o ano com faturamento de R$ 8 milhões.
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