Dia das Crianças deve movimentar 137 mil pequenos negócios de São Paulo | Negócios
Assim como a Páscoa e o Natal, o Dia das Crianças é uma das datas mais aguardadas pelo setor varejista, pois impulsiona o desejo de compra de produtos e serviços voltados ao público infantil. De acordo com uma pesquisa do Sebrae-SP, divulgada nesta quinta-feira (10/10), os consumidores planejam gastar, em média, R$ 245 com presentes para a data comemorativa. Essa expectativa deve beneficiar aproximadamente 137 mil pequenos negócios no estado de São Paulo.
Segundo o levantamento, os itens mais mencionados nas listas de compras dos entrevistados são: brinquedos, citados por 49% dos consumidores; vestuário, calçados e acessórios, mencionados por 42%; e jogos e quebra-cabeças, que aparecem na lista de 41% das pessoas consultadas. Dos comerciantes que devem se beneficiar com o Dia das Crianças, 77 mil são Microempreendedores Individuais (MEIs) e 60 mil são micro e pequenas empresas.
O estudo “Dia das Crianças 2024” foi realizado entre 20 e 26 de fevereiro de 2024, e ouviu consumidores, pessoas físicas e empreendedores.
“O Dia das Crianças é uma das datas mais importantes do varejo e os pequenos negócios precisam se planejar para aproveitarem bem a ocasião. Não basta apenas abrir a loja e ofertar os produtos, mas sim pensar estrategicamente como conquistar os clientes com uma boa divulgação, apresentação, qualidade dos produtos e bons preços para se destacar da concorrência”, diz Pedro João Gonçalves, consultor do Sebrae-SP.
A pesquisa aponta que cada consumidor pretende comprar entre três e quatro presentes. Cerca de 36% das pessoas entrevistadas afirmaram que vão presentear uma crianças, 34% devem comprar para duas, enquanto 15% irão presentear três crianças. Os demais 15% pontuaram que as lembranças serão destinadas para quatro ou mais crianças. O estudo apontou que 56% consumidores planejam a compra com antecedência, enquanto 21% pretendem aproveitar promoções e descontos.
Na hora de escolher o produto, 55% das pessoas entrevistadas disseram que tendem a pesquisar os presentes em lojas físicas, já 52% buscam os presentes na internet, sobretudo em perfis nas redes sociais. No entanto 60% dos consumidores afirmaram ter preferência por comprar presencialmente, e 21% explicaram que devem adquirir os presentes pela internet.