Dentistas criam franquia de estética de unhas inspirada em clínica odontológica e faturam R$ 10,5 milhões | Franquias
Assim que saiu da faculdade, a mineira Paula Faria resolveu empreender no segmento odontológico, mas precisou aprender a como lidar com os desafios de ter um negócio próprio na prática. “[A faculdade de] odontologia te forma e te coloca no mercado sem experiência em administração. Você tem que atender e gerir, sem preparo nenhum”, diz. Com o tempo, ela chegou a abrir outros negócios no ramo, mas resolveu trocar pela estética. Hoje, é dona da rede de franquias de tratamento de unhas Sua Hora Unhas, que faturou R$ 10,5 milhões em 2023.
Faria é natural de Itajubá (MG) e abriu a primeira clínica odontológica ainda em 2005, com a ajuda do pai. Pouco tempo depois, lançou a segunda, em São José do Alegre, cidade vizinha. Em 2007, inaugurou uma clínica especializada em radiologia na região, também com o suporte do pai.
Com o falecimento do patriarca no ano seguinte, a empreendedora se uniu ao então namorado, e hoje marido, o também dentista Fabrício de Almeida, para comprar equipamentos de uma clínica que estava fechando no Paraná para abrir outro negócio de radiologia. Dessa vez, em Jacareí (SP). Em 2010, ela fechou a clínica de Itajubá e permaneceu com uma regular e as duas de radiologia.
O casal passou a procurar formas de diversificar os ganhos e resolveu investir em uma franquia de estética. Eles conseguiram escalar, abrindo 12 unidades franqueadas. Paralelamente, mantinham os negócios odontológicos. De acordo com Faria, empreender com franquias trouxe um desejo de criar um empreendimento de beleza com a própria assinatura. Quando a oportunidade apareceu, eles tiveram apenas dez dias para tirar a ideia do papel.
Negócio foi criado em 10 dias
Faria costumava frequentar um shopping na cidade de Suzano, na Grande São Paulo, mas não sentia confiança para visitar um salão de manicures que havia no local. “Não tinham cuidados de biossegurança, algo com o que eu aprendi a ser mais criteriosa por causa da minha formação”, afirma.
Algum tempo depois, o negócio fechou, e o casal foi se informar na administração do shopping sobre o que poderia ter acontecido. “Eles perguntaram se queríamos assumir o ponto, mas nos deram apenas dez dias para abrirmos a loja. Tivemos que escolher o que priorizar”, conta a empreendedora.
Com um investimento de R$ 20 mil, eles investiram em uma autoclave, aparelho geralmente utilizado por dentistas para a esterilização de itens de uso compartilhado, materiais descartáveis e uniformes. Assim nasceu o SemHora Unha, em 2018. O negócio mudaria de nome seis anos depois.
Com o tempo, os empreendedores foram desenvolvendo o negócio, que ia ganhando características semelhantes a consultórios odontológicos, como os padrões de biossegurança, a disposição dos equipamentos e até a cadeira utilizada pelas manicures. Não demorou para decidirem focar na marca de estética e se desfazerem das franquias que tinham e das clínicas. “O marco foi quando pensamos: nossa especialidade era radiologia odontológica, quantas vezes uma pessoa faz uma radiografia panorâmica na vida e quantas vezes faz a unha?”, diz Faria.
Desde o começo, os dois contam que eram abordados por empreendedores interessados em abrir franquias. Assim, formataram o modelo poucos meses após o início, e a primeira franquia da Sem Hora Unha foi aberta em outubro de 2019, em Mogi das Cruzes (SP). No primeiro ano, eles chegaram a quatro unidades.
Em 2024, a marca passou por uma repaginação e adotou o nome de Sua Hora Unha. Atualmente, tem 24 unidades em funcionamento, com faturamente de R$ 10,5 milhões registrado em 2023.. A meta é terminar o ano com 90 unidades negociadas, cerca de 70 abertas e um faturamento de R$ 25 milhões. A ideia com o rebranding, segundo Faria, é reforçar que não é preciso agendar horário para os serviços — mecânica também adotada por outras franquias de estética, como Fast Escova, Fast Massagem e Stylebar.
Com três modelos de negócio, que incluem loja de shopping, de rua e quiosque, a rede oferece desde os serviços mais básicos aos mais complexos: vai de manicure a alongamento de unhas. O tíquete médio fica entre R$ 85 e R$ 120.
Para ajudar a turbinar o faturamento dos franqueados, o casal investiu recentemente no lançamento de uma linha própria de produtos para unhas, que pode ser usada no atendimento ou vendida diretamente ao consumidor. Também está começando a implementar um serviço de escova rápida para cabelos sem agendamento. O atendimento em domicílio já é adotado por três lojas e representa 5% do faturamento.
O investimento para se tornar um franqueado da Sua Hora Unha vai de R$ 130 mil, para o quiosque, a R$ 210 mil, para a loja completa. O último modelo pode contar com o serviço de escova sem agendamento.
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