Coxinha com pé de galinha? Cozinheiro prepara iguaria e viraliza: ‘Sofisticado e arrojado’ | Redes sociais
Uma coxinha com pé de galinha? Essa foi a criação do empreendedor João Bosco de Oliveira Gaião, o Jhony, 34 anos, da cidade de Macaparana, em Pernambuco. O produto viralizou no TikTok e no Instagram nos últimos dois dias, atingindo mais de 5 milhões de visualizações nas duas plataformas e comentários de aprovação e desaprovação. Entretanto, não está à venda – ao menos por enquanto.
De acordo com Jhony, que é dono da JB Salgados, a ideia era justamente divulgar o próprio negócio de alimentação na região. “Eu nem sei como surgiu [a ideia]. Estava aqui fazendo as coisas e pensei: vou fazer uma coxinha com pé de galinha e postar”, diz.
As redes sociais fazem parte da estratégia do empreendedor, que viu o algoritmo se transformar em alavanca de vendas há cerca de três anos. Em 2021, Jhony postou um vídeo de uma coxinha recheada de abacate, que alcançou 13 milhões de visualizações e o ajudou a aumentar o faturamento do negócio em mais de 50%. Desde então, ele usa a criatividade para expandir seu alcance.
“Começamos com as coxinhas de frutas e isso ganhou muita proporção no TikTok. Além de trazer seguidores, trazia muitos clientes. Eu percebi que, além de ser um salgado que todo mundo gosta, o humor é uma forma de divulgar meu trabalho e meu perfil”, conta, em entrevista a PEGN.
Para fazer a nova receita viral, Jhony modela a massa no pé de galinha já frito e temperado. Depois, recheia e fecha a coxinha, fritando tudo junto. O vídeo foi postado há cerca de três dias. De acordo com ele, não há planos de vender o item, mas, se houver demanda, ele pode reconsiderar.
No vídeo postado, ele usa uma voz computadorizada para apresentar o item: “(…) trazendo um ar sofisticado e ao mesmo tempo, arrojado. Olhem que marco histórico na culinária brasileira”.
Na seção de comentários, as opiniões estão divididas: há quem queira experimentar o produto e há quem não tenha se encantado com a criação do cozinheiro: “arrepiou até as unhas do pé”, escreveu uma seguidora.
Atualmente, Jhony trabalha em conjunto com seu parceiro, vendendo salgados sob encomenda na região, sobretudo para festas. Ele trabalha no ramo de alimentação desde os 17 anos, mas decidiu empreender há cerca de dez anos.
De acordo com ele, a visibilidade da internet tem ajudado a expandir o público e as oportunidades de negócio para além da pequena cidade de 25 mil habitantes. “Vem uma grande demanda de cidades vizinhas também, para fechar casamento, formatura, aniversário. Recebemos pedido até da capital, Recife”, afirma.