Conheça a 'arma secreta' de Simone Biles para cuidar da saúde mental – que você também pode usar
Ginasta compartilhou um dos pilares para manter o bem-estar em dia durante os Jogos Olímpicos de Paris Três anos depois de desistir de competir nas Olimpíadas de Tóquio devido aos impactos na sua saúde mental, Simone Biles acaba de conquistar medalha de ouro na ginástica artística por equipes. Segundo a ginasta, seu crescimento pessoal e o ganho de maturidade colaboraram para a superação dos desafios anteriores, mas um outro aspecto tem sido decisivo para o bem-estar: reduzir o uso de redes sociais.
Em entrevista recente ao site norte-americano Today, Biles conta que se desconectou completamente do X e apenas usa o TikTok e o Instagram para compartilhar o dia a dia do time norte-americano de ginástica artística.
A atleta tem cinco movimentos com seu nome e oito medalhas olímpicas, mas enfrenta muito julgamento do público. Não à toa, é afetada pelos comentários nas redes sociais. Ela recorda que, assim que falhou em um movimento em Tóquio, pensou: “‘A América me odeia. O mundo vai me odiar. E eu só consigo ver o que eles estão dizendo no Twitter agora'”.
Saiba mais
Pensamentos como esse a atrapalharam na execução dos movimentos na última Olimpíada, além de ser um risco para quem salta até 3,65 metros de altura.
Como analisa um artigo publicado na Inc., a decisão de Biles de se afastar de redes sociais evidencia a necessidade de figuras públicas de silenciar as suas mentes e aponta que são humanas assim como todos nós. Também é um lembrete dos riscos da superexposição e do consumo ilimitado das redes sociais.
O estudo Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking (Ciberpsicologia, Comportamento e Redes Sociais, em tradução livre), feito com 154 voluntários e publicado em 2022, constatou melhoras significativas de humor após a redução no uso das redes sociais ou até mesmo após uma desconexão total. Foram observadas diferenças em relação a bem-estar, depressão e ansiedade.
Saiba mais
Source link