Conheça 10 dicas de como melhorar suas vendas e chamar a atenção da ‘Geração Z’ nesta Black Friday | PressWorks
A Black Friday é um feriado estadunidense importado ao Brasil, e, assim como lá, aqui se tornou um dos maiores eventos de vendas do ano, e com a Geração Z – nascida entre 1997 e 2012 – se tornando cada vez mais relevante para o consumo online, é fundamental entender como atrair esse público. Os números de faturamento em novembro de 2023 comprovam o tamanho dessa data no e-commerce brasileiro: foram mais de R$5,23 milhões gastos no mês, com um ticket médio de R$636. Esses valores dão a dimensão da importância do seu negócio chegar bem preparado em novembro.
Pensando nisso, a Melissa Pio, CEO da TEC4U, , agência 360º, listou 10 dicas essenciais para melhorar suas vendas e chamar a atenção da Geração Z na data mais esperada do ano.
A Geração Z valoriza a autenticidade e a transparência nas marcas. Eles preferem se conectar com empresas com valores genuínos. Durante a Black Friday, não deixe de se comunicar de forma clara suas promoções, descontos e prazos. Seja objetivo na comunicação.
A Geração Z nasceu na era das telas e a maioria de suas compras é feita por dispositivos móveis. Garantir que seu site seja responsivo e tenha uma navegação fácil em smartphones é fundamental. É importante também ter certeza da velocidade de carregamento da página, já que é um público reconhecidamente impaciente.
Plataformas como TikTok, Instagram Reels e YouTube Shorts são super populares entre os mais jovens. Criar conteúdos curtos, criativos e interativos, como vídeos que mostrem os produtos em uso ou que ofereçam teasers das promoções de Black Friday, pode aumentar o engajamento e atrair mais atenção para suas ofertas.
Ofereça promoções exclusivas para redes sociais
Além dos descontos tradicionais, pense em criar promoções exclusivas para os seus perfis on-line. A Geração Z adora sentir que está recebendo algo exclusivo. Descontos adicionais, brindes ou cupons limitados para seguidores nas redes sociais são ótimas formas de atrair esse público.
Essa geração responde muito bem ao gatilho da escassez. Ofereça descontos limitados, quantidades reduzidas de produtos ou ofertas válidas por poucas horas. O senso de urgência vai incentivar a compra imediata e gerar um aumento nas vendas.
Seja sustentável e socialmente responsável
A Geração Z é profundamente preocupada com questões sociais, ambientais e éticas. Se a sua empresa tem iniciativas voltadas para a sustentabilidade ou responsabilidade social, destaque isso durante a Black Friday. Seja transparente sobre como sua marca contribui para causas importantes, seja por meio de produtos eco-friendly, doações ou parcerias com ONGs.
Invista em micro influenciadores
A influência de criadores de conteúdo é enorme entre essa parcela da população. Trabalhe com influenciadores que conversem bem com o seu nicho para promover suas ofertas de Black Friday. Eles são vistos como mais autênticos e confiáveis por esse público. Isso ajudará a criar um vínculo mais forte e promoverá suas ofertas de maneira mais orgânica.
Proporcione uma jornada de compras
A Geração Z não se limita a um único canal de compra. Eles começam sua jornada no mobile, passam para as redes sociais, procuram informações no site da loja e, muitas vezes, finalizam a compra em lojas físicas. Garanta uma experiência de compra fluida, conectando todos os seus canais de vendas e proporcionando uma jornada sem interrupções.
Ofereça pagamentos facilitados
Esse público, em grande parte, ainda está entrando no mercado de trabalho e pode ser mais sensível a opções de pagamento facilitado. Oferecer condições de parcelamento sem juros ou descontos para pagamentos à vista pode ser um incentivo e tanto na hora da compra.
Interaja com sua comunidade
A Geração Z aprecia a personalização, tanto no atendimento quanto nas ofertas. Utilize dados da sua base para oferecer recomendações de produtos baseadas no comportamento de navegação e compras anteriores. Respostas rápidas e personalizadas no atendimento ao cliente, seja via chat, redes sociais ou e-mail, também são essenciais para garantir a satisfação e fidelização dessa geração.
“É um período em que o jovem está mais ligado que o normal e procurando promoções e descontos. Cabe ao seu negócio aproveitar isso da melhor forma, criar uma experiência única e transformar esse cliente de black friday em um consumidor ativo da sua marca!”, finalizou Pio.