Conceitos de Marketing com foco em mudança social

Na época que estava estudando sobre possíveis carreiras a seguir, identifiquei o Marketing como uma possibilidade de profissão, porém, queria um “marketing que contribuísse com as pessoas”. Eu não sabia que tipo de marketing era este, mas queria! Lembro que na época conversei com diversos professores da USP e como ainda era um tema pouco difundido, o máximo que souberam me orientar foi a realização de um curso com enfoque em sustentabilidade somado e uma pós em comunicação e marketing. 


Hoje, ao me especializar em Gestão de Comunicação e Marketing, pude notar que o tal do “Marketing que contribui com as pessoas” existe e é dividido em alguns braços. Veja abaixo alguns conceitos e aprenda como não se confundir com cada tipo:

Marketing Social: Promovendo Mudanças Positivas


O marketing social é uma maneira especial de usar estratégias de marketing para incentivar as pessoas a adotarem comportamentos saudáveis e positivos. É como uma forma de “convencer” as pessoas a fazerem coisas boas para si mesmas e para a sociedade. Em vez de vender produtos ou serviços,
o marketing social tem como objetivo principal promover ações que tragam benefícios para todos.


Por exemplo, você já deve ter visto campanhas que incentivam as pessoas a pararem de fumar, a fazerem exercícios físicos regularmente ou a adotarem hábitos alimentares mais saudáveis. Essas campanhas usam estratégias de marketing, como anúncios, mídias sociais e eventos, para convencer as pessoas de que essas mudanças são importantes e benéficas.


O marketing social é como um lembrete amigável de que podemos tomar decisões melhores e ter um impacto positivo em nossa própria vida e na vida dos outros. Ele nos encoraja a adotar comportamentos que melhorem a nossa saúde, o meio ambiente e a sociedade em geral.


Geralmente este é o tipo de marketing realizado por organizações sociais e governamentais. Contudo, não quer dizer que empresas não possam realizar. Podem, desde que entendam que o objetivo é contribuir com uma mudança social e não para promover a própria imagem.


Marketing Relacionado à Causas: Marcas que Fazem a Diferença


Você já viu empresas que doam parte do dinheiro arrecadado com a venda de um produto para uma instituição de caridade ou para apoiar uma causa específica? Isso é um exemplo de marketing relacionado à causas. É quando uma marca ou empresa se associa a uma causa social importante para ajudar a fazer a diferença.


Digamos que uma empresa de roupas decida que quer ajudar a preservar o meio ambiente. Então, ela cria uma linha de roupas feitas de materiais sustentáveis e promete doar parte do lucro para uma organização que planta árvores. Ao comprar essas roupas, as pessoas estão não apenas adquirindo um produto, mas também contribuindo para uma causa que elas acreditam.


O marketing relacionado à causas é uma maneira que as empresas encontraram para demonstrar que se importam com questões sociais e para incentivar os consumidores a apoiarem essas causas através de suas compras. É uma forma de usar o poder das marcas e dos negócios para criar um impacto positivo no mundo. Quer um exemplo? Veja as campanhas da Natura. Elas são um exemplo vivo de ações desta categoria. 


Em resumo, o marketing social busca promover comportamentos positivos e saudáveis na sociedade, enquanto o marketing relacionado a causas envolve a associação de marcas a causas sociais para gerar conscientização e engajamento dos consumidores. Ambas as abordagens são importantes para melhorar a sociedade e fazer a diferença em nosso mundo.


Em seu livro “Gestão de Comunicação e Marketing”, Mitsuru Higuchi comenta que ambos os conceitos não devem ser realizados

apenas para fins de melhoria de imagem, mas, para contribuir, verdadeiramente, com a mudança social. Empresas que realizam campanhas de ambos os âmbitos e não estão de fato engajados, podem ser marcadas como empresas que realizam “green-washing”, ou seja, executam ações de marketing com objetivo de promoção de uma imagem ecologicamente e socialmente responsável, contudo, não é a realidade.


Ok, mas como as organizações sociais podem contribuir no fortalecimento destes dois tipos de marketing?


Abaixo apresento uma tabela com ações que as organizações podem fazer junto a empresas que realizam marketing social e/ou marketing relacionado à causas:

Source link