Como um vídeo viral de salada ajudou a turbinar uma confeitaria nas redes sociais | Redes sociais
Depois de ser demitida de seu emprego em publicidade aos 24 anos, Melissa Ben-Ishay decidiu apostar na sua grande paixão: a confeitaria. Em 2008, ela fundou a Baked By Melissa em Nova York (EUA), junto aos empreendedores Brian Bushell, Matt Baer, Danny Omari e Ben Zion. O negócio, que é focado em mini cupcakes, cresceu ao longo dos anos, somando mais de 400 milhões de bolinhos vendidos.
Atualmente, as redes sociais são um dos pilares da empresa, que conta com 1,1 milhão de seguidores no Instagram e 2,5 milhões no TikTok. Apesar do sucesso e da fama pelos cupcakes, foi um vídeo de uma salada feita por Ben-Ishay que ajudou o negócio a decolar na internet.
A empreendedora assumiu o papel de CEO do negócio em 2019, pouco antes da pandemia, e alcançou fama no TikTok em 2021 depois de compartilhar sua receita da salada Grenn Goddess (em português, a salada da deusa verde), que leva repolho, pepino e um molho à base de espinafre.
“Um dia, por capricho, postei uma salada, e ela se tornou viral [com] milhões e milhões de visualizações”, disse Ben-Ishay ao Entrepreneur. “E eu entendi a oportunidade para o meu negócio imediatamente, que era construir uma comunidade de pessoas que vêm até nós por algo. Mesmo que não seja para mostrar o produto que vendemos diretamente, esse relacionamento e conexão que eu poderia ter com tantas pessoas é algo que o dinheiro não pode comprar”, acrescentou.
Os mini cupcakes exclusivos da empresa, vendidos em uma variedade de sabores coloridos, rapidamente se tornaram uma sensação. A abordagem prática de Ben-Ishay nos primeiros dias — assando cupcakes em seu apartamento em Nova York, entregando-os ela mesma pelo metrô e ligando para clientes em potencial — estabeleceu a base para o rápido crescimento do negócio. Apenas um ano depois, ela abriu a primeira loja de varejo Baked By Melissa no Soho de Manhattan, nos Estados Unidos.
De acordo com o The Economic Times, o crescimento da marca foi impulsionado por lucros reinvestidos em vez de financiamento externo, mantendo o negócio privado e sob seu controle. Com o tempo, a marca expandiu sua presença, abrindo 13 lojas em Nova York e Boston, e oferecendo entrega em todo o país.