Como ele transformou um blog de educação financeira em uma franquia que fatura R$ 10 milhões | Franquias
Educação financeira não era um tema que fazia parte da rotina de Carlos Castro, 51 anos, na infância. Ele se lembra de ver a família com dificuldade para manejar o dinheiro, como muitos brasileiros, e tinha se acostumado com aquilo. Só na adolescência, prestes a entrar na faculdade, foi que ele acordou para a importância do assunto, e passou a estudar a respeito. Hoje, Castro é sócio-fundador e CEO da rede de franquias de planejamento financeiro SuperRico, que tem mais de 300 unidades e faturou R$ 10 milhões em 2023.
Embora fosse formado em engenharia e tivesse construído carreira no ramo da tecnologia, os amigos sempre acabavam buscando suas dicas financeiras. Aos poucos, ele percebeu que isso poderia se tornar um negócio. Essa sensação veio justamente quando ele passava dos 40 anos de idade e queria mudar o rumo da sua vida. “Resolvi fazer uma transição de carreira. Estava na hora de pensar no que eu queria ser quando eu envelhecesse”, diz.
Castro buscou certificações de planejador financeiro em mercados internacionais e utilizou seu conhecimento em tecnologia para desenvolver a própria plataforma. A princípio, era um blog de educação financeira, com conteúdo para ajudar as pessoas a cuidarem melhor do dinheiro.
Dois anos depois, ele percebeu que tinha uma oportunidade de levar isso mais adiante se transformasse o negócio em uma ferramenta de planejamento financeiro. Na época, ele recorda, os influenciadores de finanças começavam a despontar. “Era um desafio, porque eles diziam que investir era de graça. Por que as pessoas pagariam pelo planejamento financeiro?”, diz. Outro percalço era a formação de profissionais qualificados, pois a maioria dos planejadores financeiros estava dentro de bancos e corretoras.
Castro chamou um sócio da área de tecnologia para desenvolver a plataforma, enquanto buscava por parceiros e elaborava o conteúdo. A partir de um benchmark feito nos Estados Unidos, o empreendedor viu que o modelo que o ajudaria a atrair esses talentos já existentes seria o franchising.
“Eu poderia replicar o modelo que desenvolvi para mim mesmo, de formar uma carteira e receber por ela. O profissional ainda poderia estar vinculado a uma empresa, como CLT, e em paralelo desenvolvendo o papel de franqueado e planejador”, explica.
No entanto, ele resolveu começar aos poucos: a SuperRico iniciou a expansão com planejadores associados. Em 2020, com a crise gerada pela pandemia de covid-19 e o boom da digitalização, a demanda do negócio cresceu, e ele entendeu que era o momento de procurar mais informações sobre franquias.
Castro contratou uma consultoria especializada e formatou o negócio. Os dez associados que estavam na empresa foram convertidos em franqueados em 2022. Atualmente, o investimento inicial para se tornar um franqueado da marca é a partir de R$ 25 mil. No formato desenhado, o franqueado é o próprio planejador financeiro. Dessa forma, foi preciso fechar parcerias para oferecer cursos de capacitação e até um MBA para formar profissionais.
Hoje, são mais de 300 franquias em funcionamento e cerca de 100 mil usuários cadastrados na plataforma. A SuperRico vende os serviços de duas formas: B2C e B2B. Na segunda, que representa cerca de 20% dos contratos, a empresa contrata o planejamento financeiro para oferecer a funcionários.
“O tema ganhou importância, ao lado da saúde mental, desde a pandemia. Conseguimos mostrar para a empresa, inclusive, o impacto na produtividade a partir desses indicadores”. Outra estratégia recente que trouxe visibilidade foi apostar no influenciador de finanças Gustavo Cerbasi como sócio e embaixador do negócio.
Agora, o serviço também poderá ser oferecido como um benefício para funcionários, em uma estratégia B2B2C, acoplado a planos de previdência privada, por exemplo – a grande aposta do para os próximos anos.
A expectativa é aumentar a rede em 15% neste ano em número de unidades e 50% em faturamento. Para 2025, a meta é dobrar o tamanho do negócio. Para isso, a SuperRico está em um processo de fusão com a plataforma Minhas Economias, que tem cerca de cinco milhões de downloads. “Uma das poucas que permaneceu independente”, afirma Castro. Ele não abre valores da negociação.
De acordo com o empreendedor, o objetivo da fusão é automatizar alguns dos processos feitos atualmente pelos franqueados. “O maior tempo do planejador deveria estar no relacionamento com as pessoas, não nos números. É uma ciência social”, diz. Com os ajustes, ele estima que o franqueado consiga triplicar a capacidade de atendimentos.