Com donut de pão na chapa e cachorro-quente, franquia fatura R$ 25 milhões e espera chegar a 40 unidades até 2025


Fundada pelos amigos Alysson Wiinsch, Leticia Mendes e Pablo Vieira, a Dóffee Donuts & Coffee atrai clientes com versões abrasileiradas da sobremesa Foi durante uma conversa em uma padaria de Curitiba (PR), que os amigos Alysson Wiinsch, Leticia Mendes e Pablo Vieira tiveram a ideia da Dóffe Donuts & Coffe. A empresa que nasceu em 2019 se tornou uma rede de franquias que fatura mais de R$ 25 milhões ao ano. Com 22 lojas, a expectativa da marca é chegar a 40 unidades em operação até 2025.
A reunião dos possíveis sócios não ocorreu na área destinada aos clientes, mas nos bastidores do estabelecimento. Isso porque os três trabalhavam ou prestavam serviço no mesmo local. Formado em Gestão Financeira, Alysson prestava serviço de consultoria em finanças e controladoria. Pablo era consultor na área de atendimento ao cliente e Letícia trabalhava no setor de produção. “Como cada um tinha experiência em uma área, conseguimos dividir as atividades”, afirma Wiinsch.
A ideia foi oferecer versões “abrasileiradas” da sobremesa tipicamente norte-americana ao misturar sabores e ingredientes comuns da gastronomia brasileira. Além dos doces, a lanchonete criou releituras de pratos salgados, como o donut de pão na chapa e o de cachorro-quente.
Atualmente, o cardápio conta com mais de 30 opções, incluindo o carro chefe da casa: o Homer – donut com cobertura rosa que faz alusão ao personagem do desenho “Os Simpsons” e serviu de inspiração para a abertura do negócio. O lançamento mais recente é o Donuts Burguer, um hambúrguer defumado servido com massa tradicional de donuts.
Initial plugin text
“Eu sempre tive esse perfil empreendedor. Alugava um carrinho de cachorro-quente quando tivemos a ideia, então já tinha meu negócio próprio. Mas enxergamos essa oportunidade e decidimos apostar”, diz Alysson.
O projeto era de que a loja funcionasse em uma pequena porta no estilo to-go – oferecendo as sobremesas apenas para viagem. No primeiro orçamento, seria necessário desembolsar cerca de R$ 25 mil para ocupar um espaço de 20 m². O valor seria dividido pelos três sócios (R$ 8,3 mil para cada um). “Até aí, pra gente era algo bem possível”, diz.
Mas o projeto cresceu, e eles precisaram encontrar um espaço maior. Ao todo, os sócios investiram R$ 100 mil para abrir a lanchonete em um espaço de 50 m². “Mas a gente não tinha esse dinheiro. Para seguirmos em frente fizemos permuta, parcerias, um sócio emprestou uma parte. Foi difícil. A reforma do prédio que levaria três meses, demorou oito, porque a gente ainda estava levantando o dinheiro.”
Detalhe importante: quando decidiram montar a empresa, nenhum dos sócios havia sequer comido donuts na vida. “A gente estudou e acreditou na ideia, mas nenhum de nós tínhamos experimentado a sobremesa. O primeiro donuts que comemos da nossa própria loja, foi uma semana antes da inauguração”.
Como não entendiam muito da culinária, os sócios contrataram um profissional para desenvolver a massa e testar as diferentes combinações. Arriscada, a ideia surtiu efeito. “Eu imaginei que a gente venderia uns R$ 50 no primeiro dia. Mas, na inauguração, a loja faturou R$ 1,8 mil”.
Dóffee aposta em versões abrasileiradas dos donuts
Divulgação
Em 2020, surgiu a ideia de franquear. Na época, a marca já possuía duas unidades próprias na capital paranaense, que faziam fila no quarteirão. Então, os sócios decidiram iniciar o processo de expansão, inaugurando a primeira unidade franqueada em 2021, em São José dos Pinhais (PR).
Para manter o padrão de qualidade da marca, os sócios investiram recentemente na criação de um Centro de Distribuição próprio (CD), no qual saem todas as misturas das massas. A fábrica produz 5 mil donuts por dia.
Hoje, a rede conta com três modelos de negócio. O quiosque, a loja smart (até 60m²), e a loja de shopping. O investimento inicial para abrir uma unidade é de R$ 150 mil, com retorno estimado em 24 meses. Depois de alcançar um faturamento de R$ 25 milhões em 2023, a expectativa da empresa para este ano é chegar a R$ 30 milhões.
Leia também

Source link