Com a identidade nacional, cervejarias artesanais ganham espaço no mercado | Ideias de negócios

Uma das bebidas mais populares do mundo, não é à toa que em 2 de agosto é celebrado o Dia Internacional da Cerveja. No Brasil, ela já faz parte da identidade nacional e está presente em festas populares, celebrações e encontros. De acordo com o Relatório Global de Consumo de Cerveja de 2022, da Kirin Holdings, o Brasil ocupa a 3ª posição, atrás apenas dos EUA e China.

Se comparada às grandes cervejarias, a quantidade da produção artesanal ainda é pouco representativa, mas esse segmento segue em expansão. O número de estabelecimentos produtores de cerveja registrados no Brasil em 2023 chegou a 1.847, um crescimento de 6,8% em relação ao ano anterior. Houve ainda um aumento de 18,6% no volume de cerveja exportada, alcançando um recorde de 232 milhões de litros. Os dados são do Anuário da Cerveja do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

A cerveja já era tradição na família Mercês, que produzia a bebida desde 2001. Mas é depois que Patrícia foi estudar na Bélgica e aprender mais sobre “a arte de fazer cerveja” que ela expandiu o olhar e investiu em uma marca com um conceito regional. “Fiquei um ano fora, em um país cervejeiro e isso me abriu muito os horizontes para essa questão de trabalhar os ingredientes que estão em volta de você. E aquilo me faz olhar para a cerveja de outra forma, não é só o líquido, o álcool, é a comunidade”, explica a empresária.

O gestor do setor de alimentos e bebidas do Sebrae, Bruno Lopes, alerta que fatores como burocracia, regulamentação rigorosa, alto investimento inicial e tributação podem ser obstáculos à abertura de cervejarias. Contudo, ele aposta na inovação e na criatividade para se tornar competitivo no mercado.

A Cervejaria Implicantes, de Porto Alegre, é um exemplo de pioneirismo, pois enxergou uma oportunidade na falta de representatividade negra no ramo da cervejaria. Fundada em 2018, pelos irmãos Diego e Daniel Dias, no Dia da Consciência Negra, a empresa se intitula uma Cervejaria Afro-Brasileira.

De acordo com ele, até então as cervejarias faziam uma tentativa “frustrada” de inclusão ao criar bebidas de coloração escura com ilustrações de figuras caricatas da representação black power. Na Implicantes, o cervejeiro e também designer gráfico incorporou aos rótulos personalidades que lutaram contra o racismo. “Nossas cervejas têm ilustrações de Luís Gama, Maria Firmina dos Reis, Ruth de Souza, entre outras personalidades negras brasileiras. Exploramos bastante esse resgate histórico, apagado dos nossos livros de história”.

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