Cliente se surpreende ao ver que restaurante cobrou R$ 350 para cortar bolo de aniversário | Gestão
Ao redor do mundo, há diversas maneiras de celebrar aniversários, muitas vezes reunindo familiares e amigos em bares e restaurantes. É comum que esses estabelecimentos ofereçam algum item gratuito, como uma sobremesa, para marcar a ocasião. No entanto, na Itália, um restaurante gerou grande repercussão ao cobrar dos clientes uma taxa de € 58, cerca de R$ 348, apenas para cortar um bolo de aniversário.
O caso aconteceu quando a empreendedora Gessica Geca levou sua avó ao restaurante, localizado no Sul de Arezzo, na Itália, para comemoração do aniversário. Antes, ela havia perguntado se poderia levar um bolo encomendado de outro local.
No entanto, após desfrutar de uma refeição tranquila na última quinta-feira (22/8), Geca foi surpreendida ao receber uma conta de € 659, cerca de R$ 4 mil, que incluía uma taxa de € 58 para cortar e servir o bolo.
Para se ter uma ideia, essa cobrança foi superior ao custo do próprio bolo de aniversário, que foi de € 45, conforme relatado pelo Corriere Fiorentino. Geca afirma que foi informada de que essa era uma regra do estabelecimento e que eles foram obrigados a pagar.
De acordo com a mídia italiana, ela também relatou o ocorrido no Facebook, gerando muitos comentários. “Não esperava tanto alvoroço. Considero o valor cobrado desproporcional ao serviço prestado, e por isso decidi compartilhar o recibo em um grupo do Facebook. Acompanhei minha avó até o caixa, onde ela insistiu em pagar. Quem me entregou a conta explicou que é costume do local cobrar uma taxa para servir a sobremesa. Na minha opinião, isso é um exagero,” disse Geca ao La Nazione.
Por outro lado, o dono do restaurante, que pediu anonimato, explicou ao site de mídia italiano que não cobra taxa de serviço ao servir pratos próprios. “Meu restaurante precisa pagar pelo garçom que atende a mesa, pelo lavador de pratos e por outros serviços relacionados. Precisamos recuperar esses custos de alguma forma”, afirma.
No entanto, o proprietário admitiu que, se estivesse presente durante o ocorrido, teria agido de forma diferente, oferecendo um desconto para a aniversariante. “É melhor reduzir € 50 e deixar as pessoas felizes do que lidar com um mal-entendido em que todos saem prejudicados,” concluiu.