Cleusa Maria da Silva, da Sodiê Doces, é reconhecida como Empreendedora do Ano pela EY: ‘Lutei todos os dias’


Empreendedora representará o Brasil na etapa global do prêmio, que acontece em Mônaco, em junho de 2025 A empreendedora Cleusa Maria da Silva, fundadora da rede de franquias Sodiê Doces, foi a vencedora do prêmio Master da 27ª edição do Programa Empreendedor do Ano Brasil, promovido pela empresa de consultoria e auditoria EY. Nomes como Antonio Soares (Dock), Chaim Zaher (Grupo SEB), Pedro Bueno (Grupo Dasa) e Rubens Menin (MRV) já foram homenageados em edições anteriores. A Sodiê Doces foi reconhecida como Franquia do Ano por PEGN, em junho deste ano.
“O reconhecimento vem do trabalho incansável e honesto que começou em uma pequena loja de 20 metros quadrados e se expandiu graças à confiança dos clientes e ao envolvimento de toda a equipe. O prêmio também é resultado de uma gestão eficiente, da capacidade de inovar constantemente e de manter um padrão de qualidade elevado em todos os aspectos do negócio”, diz a Silva, em entrevista a PEGN.
A categoria Master, a principal do prêmio, reconhece “empreendedores e fundadores de empresas consolidadas em seus respectivos mercados de atuação”. Concorriam com Silva os empresários Armando Ahmed (Drogaria Venancio), Chris e Sissi Freeman (Granado Pharmácias), Delino Souza (Grupo Iquine), Gabriel Sens, Joice Sens e Paulo Demo (Live!), Rodrigo Mauad (Oggi Sorvetes) e Sergio Furio (Creditas).
Vencedora do ciclo brasileiro, a fundadora da Sodiê Doces representará o Brasil na etapa global do programa, o EY World Entrepreneur Of The Year, que acontece em junho de 2025 em Mônaco, na França.
Initial plugin text
A Sodiê Doces ganhou novo comando operacional em agosto de 2023. “A inclusão do Fabio Araujo, nosso gerente geral, trouxe uma abordagem renovada e fortaleceu a estrutura da empresa e a profissionalização de processos, permitindo que a inovação e a solidez financeira se mantivessem alinhadas com o crescimento exponencial que a rede já apresenta”, diz.
Atualmente, a rede tem 375 unidades no Brasil e no exterior e prevê um faturamento de R$ 740 milhões para este ano, 15% acima de 2023.
Silva diz “nunca ter sonhado” com premiações como a da EY, mas acredita que seja “merecedora”. “Eu só sei que lutei todos os dias. Esse prêmio é de cada cliente que um dia foi na minha loja de 20 metros quadrados para pegar um bolo da mão de uma pessoa que tinha apenas a força para trabalhar 20 horas por dia, que acredita que só o trabalho honesto e incansável pode levar uma pessoa ao topo”, afirma.
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
De acordo com ela, a visibilidade ajuda a solidificar a Sodiê Doces como “uma marca de referência” no Brasil e agora no cenário mundial. “O prêmio fortalece a confiança dos franqueados atuais e potenciais, atraindo novos parceiros específicos em associar a uma marca reconhecida por sua excelência e sucesso. Além disso, abre portas para novas oportunidades de expansão e parcerias internacionais”, diz.
Para o próximo ano, a rede tem em vista o lançamento de novas linhas de produtos, como chocolates, além de colabs e parcerias com grandes empresas – recentemente, a marca fechou uma colaboração com a DC. “Também estamos trabalhando para fortalecer a presença digital e oferecer uma experiência mais interativa para nossos clientes por meio de plataformas de e-commerce e inovação em serviços”, adianta.
Leia também
Além de Silva, foram homenageados outros empreendedores:
Emerging (empreendedores à frente de empresas com crescimento acelerado): Gabriel Granjeiro (Gran), Marcelo Lombardo (Omie), Rafael Stark (Stark Bank), Ricardo Brandão (Skyone), Rodrigo Barros (Boali) e Ulisses Silva (Leve Saúde)
Impacto (CEOs que ajudaram a impulsionar o crescimento de empresas consagradas): Miguel Setas (CCR)
Family Enterprise (empresas familiares que estejam na segunda ou terceira geração, cuja gestão teve impacto positivo nos negócios e na comunidade): Daniel Randon (Randoncorp).
Lifetime Achievement (empreendedores com uma longa trajetória): Dr. Ivan Botelho (Grupo Energisa).
Winning Women (categoria nova para reconhecer mulheres que passaram pelo programa): Carolina Ignarra e Juliana Ramalho (Talento Incluir), Danielle Thomé (Projex Engenharia), Fatima Macedo (Mental Clean), Graciele Davince (Eletrofrigor) e Luciana Melo (Café Cultura).
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar

Source link