Clarice.ai, assistente de escrita baseada em IA, deve faturar R$ 1 mi este ano e mira internacionalização
Startup brasileira aposta na criação, edição e revisão de textos em português com foco na personalização e nuances culturais da língua. Versão em espanhol acaba de ser lançada Batizada em homenagem a um ícone da literatura brasileira, Clarice Lispector, a startup Clarice.ai foi fundada em 2020 com o objetivo de apoiar na redação de textos em português. Mais do que corrigir erros ortográficos e gramaticais, o propósito da empresa é sugerir dicas de estilo baseadas nas nuances culturais da língua. Com uma base de 300 mil usuários atualmente, a startup projeta faturar R$ 1 milhão este ano e até R$ 4 milhões em 2025, com planos de expansão internacional.
Idealizada por Felipe Iszlaji, PhD em linguística computacional, a Clarice.ai surgiu a partir de pesquisas acadêmicas apoiadas pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). Desde a fundação, novas funcionalidades foram incrementadas, como o uso de IA generativa e a criação de planos específicos para empresas, com foco em pequenas e médias. De acordo com o empreendedor, a ferramenta pode ser utilizada para diferentes funções dentro dos negócios, como redação de conteúdos e marketing.
Atualmente, a startup, que opera com um modelo de negócios baseado em planos de assinatura, conta com uma carteira de clientes diversificada, incluindo escritores, criadores de conteúdo, agências de marketing e PMEs. Para Iszlaji, mesmo com o boom das IAs generativas, como o ChatGPT, a plataforma continua se diferenciando dos grandes modelos globais de linguagem ao oferecer uma ferramenta adaptada às nuances culturais e idiomáticas do português com base em estudos acadêmicos.
Além disso, o fundador destaca que a empresa conta com uma IA proprietária e uma base de dados exclusiva gerada com o suporte dos resultados produzidos pela própria plataforma. De acordo com ele, ao utilizar conhecimento linguístico e recursos linguístico-computacionais, a plataforma usa uma arquitetura que demanda menos dos grandes modelos de linguagem (LLMs).
>> Siga o canal de PEGN no WhatsApp e receba notícias exclusivas
Depois de atingir o breakeven no início deste ano e passar por uma rodada pré-seed em junho, com a captação de R$ 1,3 milhão, a Clarice.ia tem crescimento estimado em 200% para este ano em relação a 2023. De acordo com o empreendedor, a expansão se deve sobretudo ao fortalecimento da frente B2B, que possibilitou um aumento no tíquete médio do negócio.
Initial plugin text
Para 2025, a empresa projeta quadruplicar de tamanho, tanto em faturamento quanto em número de usuários. Parte do crescimento é ancorado na entrada da empresa no mercado internacional, com o lançamento da versão em espanhol da ferramenta, com foco inicial no mercado mexicano. A divulgação da nova frente acontece nesta segunda-feira (8/11), no Web Summit de Lisboa.
“Nossa missão sempre foi fazer a Clarice em espanhol também. Hoje, a única empresa com proposta semelhante oferece o serviço apenas em inglês e já declarou não ter a intenção de expandir para outros idiomas tão cedo. Assim, vemos uma grande oportunidade de mercado, expandindo primeiramente para o espanhol pelo grande número de falantes”, comenta o empreendedor. A longo prazo, a empresa planeja a expansão para novas línguas e mira a colaboração no desenvolvimento de um LLM em português.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!
Source link