Cid Moreira morre aos 97; Trajetória empreendedora foi de Biblía narrada a rádio virtual
O paulista trilhou uma vasta carreira como jornalista e locutor, mas também se aventurou no mundo dos negócios com a locução de histórias bíblicas e uma rádio virtual lançada na pandemia O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira morreu nesta quinta-feira (3/10), aos 97 anos. O paulista, nascido no município de Taubaté, interior de São Paulo, deixou um grande legado à história da televisão brasileira e também se ariscou em alguns projetos empreendedores, como a narração da Bíblia e uma rádio virtual.
Moreira estava internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, desde o dia 4 de setembro. Ele deu entrada no centro médico por apresentar um quadro de insuficiência renal crônica. Ele já vinha tratando de uma pneumonia em sua própria residência. Moreira morreu de falência múltipla dos órgãos.
O jornalista começou no rádio em 1944, após fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Até 1949, ele ficou responsável por narrar comerciais na emissora até se mudar para a capital paulista, quando passou a trabalhar na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade. Em 1951, ele se transferiu para a cidade do Rio de Janeiro (RJ), onde foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga. Por meio desta oportunidade, Moreira passou a ter contato com o universo televisivo, uma vez que passou a apresentar ao vivo os programas “Além da Imaginação” e “Noite de Gala”, na extinta TV Rio.
No entanto, sua estreia como locutor de noticiários só aconteceu anos após, em 1963, no “Jornal Vanguarda”, também na TV Rio. Anos após, colaborou com diversas emissoras, sendo elas a TV Tupi, TV Globo, Excelsior e Continental. Sua estreia no Jornal Nacional, da TV Globo, ocorreu em 1969, onde permaneceu por 26 anos, dando voz a 8 mil edições do programa, segundo o departamento de Memória Globo.
No mundo dos negócios, Moreira fez sucesso com o lançamento de CDs da Bíblia, com histórias narradas por ele. Em entrevista ao podcast “PodPeople”, realizada há cerca de um ano, o jornalista conta que, de início, foi chamado para ler apenas algumas passagens bíblicas famosas. O projeto, que no papel teria apenas 12 volumes, vendidos a R$ 3,90, ampliou para 24.
“Eu estava saindo para jogar tênis e me ligaram, convidando para ler os textos mais populares da Bíblia, do Novo Testamento”. Na época, o sucesso das vendas rendeu mais de R$ 60 milhões, de acordo com ele, despertando outra ideia em Moreira. “Eu pensei ‘se isso fez sucesso’… Veio uma vozinha na minha cabeça: ‘Porque não gravar a Bíblia toda?’ Era a época áurea do CD!”. A ideia se transformou em realidade após 7 anos.
Embora sua entrada no empreendedorismo tenha dado bons frutos, Moreira ressalta que só conseguiu essa oportunidade devido a toda sua trajetória construída no rádio e TV. “Foi graças ao sucesso no JN e Fantástico, se não fosse isso…”.
Em 2020, durante a pandemia, Moreira deu mais um passo em sua trajetória de negócios ao entrar como sócio da Rádio Conhecer. Na época, ele mostrava empolgação com o projeto. “Estou vivendo as emoções do início da carreira! Estou começando um novo ciclo”. A rádio funcionava por meio de site e aplicativos. No entanto, não tem atualizações desde 2022. Veja um dos vídeos dos bastidores de Moreira no projeto:
Initial plugin text
Saiba Mais
Source link