Casal fatura R$ 1,8 milhão com pizzaria gourmet no Rio de Janeiro | Ideias de negócios
Quando decidiram empreender com delivery, no início de 2021, Thiago Quintas e Victoria Medeiros optaram pelo produto que eles mais consumiram no primeiro ano de pandemia: pizza. O casal, que vive na cidade do Rio de Janeiro, apostou em unir sabores tradicionais, como mussarela, mas também em ingredientes gourmet, incluindo burrata, presunto parma, queijo brie e mix de cogumelos.
Com duas unidades, a House Forneria faturou R$ 1,8 milhão em 2023. Agora, a empresa está expandindo por franquias e já inaugurou duas unidades neste ano. A expectativa é fechar o ano com receita de R$ 4 milhões.
O casal tem uma história de família no setor de alimentação: os pais de Medeiros têm um restaurante e a família por parte de pai de Quintas é fornecedora de hortifruti para o food service.
A oportunidade de empreender em casal veio no início da pandemia, quando eles encontraram um restaurante à venda por um preço abaixo do mercado. “Compramos o estabelecimento em abril de 2020, sem ter muita noção do que estava por vir. Pensamos que ficaria fechado pelo tempo da reforma ou, no máximo, por seis meses”, diz Medeiros. Operando por self-service no horário de almoço, o restaurante foi inaugurado em novembro de 2020, mas com o movimento muito aquém do esperado.
O casal então pensou em como poderia aproveitar o espaço e decidiu oferecer delivery. “Pensamos no que poderíamos vender e optamos pela pizza, já que era o produto que mais tínhamos consumido durante a pandemia”, diz a empreendedora. Quintas viajou para a cidade de São Paulo no início de 2021 para fazer um curso de como ter uma pizzaria.
“Vimos que a região do restaurante [área central do Rio de Janeiro] não seria boa para a nossa pizzaria, já que nossos amigos e familiares não conseguiriam pedir. Inicialmente, era fundamental ter pessoas conhecidas fazendo pedidos”, afirma. Por isso, a House Forneria foi aberta como dark kitchen, em junho de 2021, na Barra da Tijuca.
“As pizzarias concorrentes tinham aguns problemas, como a demora para entregas. Nos casos em que entregavam rápido, o produto não era bom”, afirma Quintas. “Nossa ideia era criar uma pizzaria com sabores bem tradicionais, mas também oferecer opções sofisticadas.”
O dia da inauguração surpreendeu o casal. “Foram muitos clientes e atrasamos alguns pedidos em mais de duas horas”, diz Medeiros, acrescentando que procurou explicar a situação para os consumidores. Na visão dos empreendedores, o cuidado do atendimento em justificar os problemas fez diferença para fidelizar os consumidores.
Depois de um ano de operação, um casal de amigos entrou em contato com os empreendedores para abrir uma unidade da House Forneria. “Ficamos surpresas porque nosso restaurante estava apenas começando a mostrar resultados. Mas eles decidiram apostar no negócio mesmo assim”, afirma Medeiros. O quatro abriram a segunda unidade da House Forneria, como sócios, em janeiro de 2023.
A experiência fez o casal considerar outras formas de expandir o negócio e optar pelo franchising. “Vimos que o modelo de franquias nos deixaria mais na gestão do negócio e não tanto na operação do dia a dia das unidades. Também ficamos mais seguros, com todo o manual que protege a marca e o franqueado”, diz a empreendedora. “Explicamos isso para os nossos amigos e saímos da sociedade para a unidade se tornar franquia.”
A terceira unidade da House Forneria foi aberta em janeiro de 2024, e a quarta neste mês. “Mantivemos a primeira loja como nossa porque sabemos que temos que entender as dores do franqueado.”
A empresa oferece dois modelos de franquias. O primeiro é o dark kitchen e take away, com investimento inicial de R$ 180 mil. O valor sobe para R$ 300 mil para unidades com salão para atendimento.
O restaurante comprado inicialmente para self-service foi vendido no início deste ano. A expectativa da House Forneria é ter mais duas unidades abertas até o final do ano — também na cidade do Rio de Janeiro. A partir do ano que vem, os empreendedores querem expandir para outros estados, principalmente São Paulo.