Carnaval: 5 dicas para bares e restaurantes que estão na rota dos blocos faturarem na folia | Empreender na prática

De acordo com Abrasel-SP (Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo), enquanto bares e restaurantes fora do circuito dos blocos podem aumentar o faturamento em até 25% no período, os estabelecimentos localizados na passagem da folia podem enfrentar queda de até 50%, em comparação com um fim de semana comum. “Para muitos estabelecimentos localizados no circuito dos blocos, com as ruas são interditadas, se torna inviável a operação, pois os clientes não conseguem chegar de carro. Até a passagem de motos para delivery fica impossibilitada”, diz Leonel Paim, vice-presidente da Abrasel SP.

Apesar dos desafios, Fernando Blower, diretor-executivo da ANR (Associação Nacional de Restaurantes), destaca que, com um bom planejamento, é possível tirar vantagens. Para Blower, os estabelecimentos que se organizarem antecipadamente para o fluxo não usual devem manter as portas abertas. A suspensão das operações deve ser considerada apenas por espaços que avaliarem não ser possível garantir segurança e uma boa experiência aos clientes, a fim de evitar prejuízos operacionais ou danos à reputação.

Segundo Blower, o treinamento deve enfatizar o atendimento ágil e cordial, o gerenciamento de situações de crise e a prevenção de problemas, como assédio. “A equipe precisa estar preparada para lidar com o aumento do fluxo de clientes de forma organizada, priorizando a segurança e a experiência de quem está no estabelecimento”, diz.

“Caipirinhas coloridas, com frutas e gelo decorado são um exemplo. Os drinks tropicais podem ter decoração de guarda-chuvinhas e outros adereços. Para shots e demais bebidas, existem licores coloridos, que também podem funcionar como enfeite”, comenta. Outra sugestão da consultora de negócios é investir em embalagens personalizadas, como rótulos especiais para cervejas.

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