Boa comunicação: Pessoas que sabem engatar ótimas conversas seguem estes 3 passos | Gestão de pessoas

Saber como ter ótimas conversas é uma boa prática para atrair a atenção e o interesse de um cliente, investidor ou potencial contratado. “Ideias e informações voam de um lado para o outro livremente e, antes que você perceba, seu alvo quer saber mais sobre seu produto, empresa ou trabalho”, diz Minda Zetlin, escritora e colunista do Inc. Por outro lado, ter diálogos que se desviam para pausas estranhas e silêncios desconfortáveis podem acabar interrompendo a conexão entre os interlocutores.

Líderes inteligentes aprendem a manter um fluxo de conversação, de acordo com Susan Krauss Whitbourne, professora emérita de ciências psicológicas e cerebrais na University of Massachusetts Amherst, nos Estados Unidos. Em uma publicação na Psychology Today, a profissional aponta que uma “pausa estranha é ainda mais provável em uma conversa por telefone ou vídeo, que carece de algumas das dicas não verbais que você teria se estivesse falando cara a cara”.

A colunista diz que existem maneiras de manter uma conversa fluida mesmo com alguém que acabou de conhecer.

Ouvir a pessoa de verdade

O primeiro passo — e mais importante — é fazer com que essa pessoa se sinta ouvida. “Isso é algo que a maioria de nós deseja, e se a pessoa com quem você está falando sente que você está realmente absorvendo o que ela tem a dizer, isso naturalmente fará com que ela queira se envolver mais com você”, a forma.

A maneira de fazer isso é mais simples do que parece: realmente escutar o outro. “Pode ser difícil. Quando alguém está falando com você sobre algo, especialmente se o que está dizendo não se relaciona diretamente com seus interesses ou objetivos, sua mente pode querer se ocupar com outras coisas”, diz Zetlin. “Quanto mais você puder deixar esses pensamentos de lado e realmente se concentrar no que a pessoa está dizendo, melhor você será capaz de se envolver com ela.”

Também é possível usar a linguagem corporal para demonstrar interesse. “Faça contato visual, mas não o tempo todo”, sugere a colunista, complementando que, virtualmente, a pessoa deve olhar para a câmera para atingir o mesmo efeito. “Sorria para a outra pessoa e acene para que ela saiba que você entendeu os pontos que ela está levantando.”

Mas atenção: se a preocupação com linguagem corporal diminuir a atenção ao que a pessoa está dizendo, não vale a pena. “Nesse caso, acredito que é melhor apenas se concentrar no que ela está falando. Provavelmente, sua linguagem corporal refletirá sua concentração naturalmente”, afirma Zetlin.

Por fim, é importante prestar atenção ao ritmo e ao fluxo da conversa, de maneira a encontrar um equilíbrio. “Se você sempre responde ao que a outra pessoa diz com apenas uma ou duas palavras, você está colocando muita pressão sobre ela para manter a conversa fluindo”, explica Zetlin. Por outro lado, esperar qualquer abertura para lançar uma explicação detalhada de como sua empresa funciona excluirá o outro.

A colunista cita um exemplo próprio, de quando fez um treinamento de mídia para aprender a dar respostas melhores. “Quando um entrevistador me fazia uma pergunta, eu tinha o péssimo hábito de dar uma resposta de cinco minutos. Ele me orientou a responder em apenas uma, duas ou três frases.”

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