A ideia que surgiu durante as férias e virou uma franquia de sucesso | Histórias que inspiram
Dizem que as melhores ideias surgem quando menos esperamos, muitas vezes durante momentos de descanso e inspiração. Foi assim para Marianna Ferolla, fundadora da Tapí Tapioca & Açaí. Em uma viagem de férias à Ilha de Boipeba (BA), em 2013, a administradora de empresas se encantou com uma tapioca fininha e crocante que era vendida em uma barraquinha de praia local. “Fiquei apaixonada por aquele produto simples, mas cheio de possibilidades”, relembra. Foi ali, sob o sol da Bahia, que ela percebeu ter descoberto seu novo projeto de vida.
Naquela época, a tapioca já começava a ganhar notoriedade como uma opção mais saudável ao pão, por não conter glúten e nem lactose, e Marianna enxergou uma oportunidade: criar um negócio que valorizasse essa base tão versátil da culinária brasileira. “Como filha de empreendedores, sempre tive a intenção de ter meu próprio negócio, mas nunca imaginei que seria com essa receita”, conta.
Determinada a transformar sua recém-descoberta paixão em um empreendimento de sucesso, Marianna deu o primeiro passo no início de 2014, no auge da febre dos food trucks no Rio de Janeiro. Criou sua marca, alugou um veículo e começou a participar de eventos e feiras. “Foi um período de muito aprendizado, em que amadureci o mix de produtos com essência brasileira”, lembra.
Resiliência em tempos desafiadores
À medida que o negócio crescia e se profissionalizava com a abertura de lojas físicas, surgiram novos desafios. A pandemia foi um deles, junto com o medo real de ter que fechar as portas – mas Marianna não estava sozinha. “Meu gerente do Itaú Empresas me orientou sobre as melhores linhas de crédito disponíveis caso eu precisasse de capital de giro, e isso me passou muita segurança”, comenta.
Impulso para o crescimento
Com o mercado voltando a aquecer e o total de seis lojas próprias, em 2023 Marianna decidiu que era hora de expandir ainda mais transformando a marca em franquia – e, mais uma vez, contou com o Itapu Empresas como um parceiro estratégico. “Consegui condições especiais aos franqueados, como taxas negociadas para pagamentos realizados com cartão de crédito e débito, o que é um diferencial competitivo em relação a outras franqueadoras do mercado. Além disso, temos um gerente exclusivo que oferece todo o suporte na solicitação de maquininhas laranjinhas, e abertura de contas, e isenção da tarifa bancária para volumes acima de R$ 20 mil por mês em transações com cartões para os franqueados com faturamento mais altos”, explica a empresária.
Outro adendo que o banco oferece é a centralização da gestão financeira em uma única plataforma de Internet Banking, que permitiu à Marianna ter o controle de suas múltiplas lojas de forma ágil e eficiente. “Poder acessar todas as contas em um único portal economiza tempo e me dá segurança para tomar decisões rápidas”, ressalta.
O suporte e as vantagens proporcionados pela parceria com a instituição são tão estratégicos para a expansão da rede Tapí Tapioca & Açaí que, no período de um ano, foram somadas quatro lojas franqueadas e a rede deve alcançar o faturamento de R$ 12 milhões neste ano. “Com o apoio de um banco que acredita no meu negócio, tenho a estrutura e a possibilidade de crescer ainda mais rápido”, finaliza a empreendedora.