Chef fatura R$ 1 milhão com macarrão em formato de bichos | Mulheres Empreendedoras
Massas em formatos lúdicos, como raposas, capivaras e dinossauros, fizeram da L’artigiana Pastifício um negócio criativo e lucrativo do nicho de massas artesanais em Curitiba (PR). Fundada por Erica Cesconetto, 35 anos, a marca ganhou popularidade nas redes sociais e nas mesas de casa pela proposta única: combinar sabor, criatividade e ingredientes naturais, sempre em composições lúdicas.
Desde que começou o empreendimento em 2016, a empreendedora viu o faturamento dobrar a partir de 2022. No ano passado, a marca alcançou cerca de R$ 1 milhão, um aumento de 35% em relação a 2023, e se consolidou como referência na gastronomia artesanal na capital paranaense – “L’artigiana” significa “a artesã” em italiano.
A paixão pela culinária veio da infância, quando Cesconetto e sua família cozinhavam massas caseiras nos fins de semana com a avó, italiana por descendência. O “passatempo” se manteve durante a vida adulta, mesmo enquanto trabalhava como publicitária.
A mãe, Margot, foi quem sugeriu transformar as receitas em negócio, dando início à L’artigiana. No começo, oferecia talharins de sabores variados — limão-siciliano, beterraba e funghi. Logo migrou para massas coloridas e decoradas.
“Comecei a aceitar encomendas pelo Instagram, e o boca a boca fez o resto”, relembra a chef, que em 2016 foi para a Itália estudar massas artesanais em Gênova. De volta ao Brasil, fez o curso de chef no Instituto Gourmet e passou a se dedicar integralmente ao negócio.
No início, a produção acontecia na garagem da casa da mãe e, após três meses, em uma cozinha alugada no bairro Mercês. A primeira loja física veio apenas em 2020, no bairro Juvevê da capital paranaense, durante a pandemia.
“Queria me sentir segura e dominar todos os aspectos do negócio antes de abrir a loja”, diz Cesconetto. Hoje, quatro anos depois, a marca já conta com duas lojas próprias na cidade.
Massas únicas e personalizadas
A proposta da L’artigiana é trazer um aspecto lúdico e atrativo às refeições, com massas decoradas e recheadas, feitas sem nenhum tipo de corante ou conservantes – as cores vêm de ingredientes naturais, como beterraba, abóbora e espinafre.
A produção soma em torno de 200 kg de massas decoradas, 115 kg de recheadas tradicionais e 50 kg de massas lisas, por mês, sendo que quase 55% do total refere-se às especiais. Todas são disponibilizadas congeladas e vão direto para o fogão, sem necessidade de descongelamento.
Entre os destaques, estão os formatos temáticos, como árvores de Natal, coelhos de Páscoa e lhamas, além das capivaras e raposas – estas últimas são as mais procuradas e repetidas em todas as edições sazonais.
Para criar novas formas, a chef empreendedora se inspira em datas comemorativas e ideias espontâneas. “Minha criatividade flui livremente, mas o principal desafio é encontrar formatos que funcionem bem no cozimento e sejam viáveis comercialmente”, explica.
A ideia de apostar em formas “bonitinhas” veio após um Dia dos Namorados, em que produziu massa recheada em formato de coração e fez sucesso. “A partir daí fiquei pensando quais outros formatos eu seria capaz de executar”, lembra.
Além das massas temáticas, o cardápio fixo inclui opções como o ravióli de boeuf bourguignon e o de frango no vinho branco, que estão desde o início. Porém, a maior saída é do raviolone de carne e brie, lançado como edição limitada há dois anos, no Dia dos Namorados, que precisou ser incorporado ao menu oficial devido ao sucesso.
Com tíquete médio de R$ 150, o público da marca é majoritariamente formado por mulheres de classe A, com idade entre 30 e 65 anos. As vendas nas lojas físicas representam 57% do total, enquanto o delivery responde por 43%.
Em datas comemorativas, sobretudo Páscoa e Natal, as vendas aumentam, graças à variedade de opções temáticas que a empreendedora disponibiliza.
Para dar conta dessa demanda, a empresa conta com uma equipe composta por sete funcionários, sendo cinco deles com atuação direta na produção e dois, responsáveis pelo atendimento físico – um em cada loja. Esse número não contabiliza serviços terceirizados, como marketing e financeiro, por exemplo.
Presença nas redes sociais
A chef destaca que as redes sociais são ferramentas essenciais para o negócio. “É por meio delas que desperto o desejo dos clientes”, afirma. Com aproximadamente 2 mil produtos vendidos por mês (42,5% no delivery), os planos são de expandir o alcance da marca com o lançamento de cursos online, também viabilizados pelas mídias digitais.
“Recebi muitos pedidos para ensinar minhas técnicas, então, vou atender a essa demanda que, no mundo online, é extremamente promissora”, argumenta Cesconetto. A previsão é as aulas sejam lançadas ainda no primeiro semestre.
Crescer também está nos planos. A estimativa é um aumento de, no mínimo, 15% no volume e no faturamento, sempre mantendo a inovação, um dos principais fatores por trás do sucesso do empreendimento.