Pedreiro mostra rotina nas redes sociais, chega a 7 milhões de seguidores e vira influenciador


Rafael Fonseca começou a gravar vídeos em 2019 para divulgar o seu trabalho. Hoje, a carreira de criador de conteúdo é responsável por mais de 90% de seu faturamento mensal Conhecido como Rafael Pedreiro, o profissional Rafael Fonseca, 30 anos, chamou atenção na internet mostrando o seu trabalho — especialmente com vídeos de “antes e depois” de suas obras. Ele também oferece dicas de como realizar diversos serviços na construção civil, ajudando outros profissionais da área e pessoas interessadas em reformas.
Rafael conta com mais de 7 milhões de seguidores somados no Instagram, TikTok e YouTube, e hoje divide sua rotina nas obras com a carreira de criador de conteúdo — que é responsável por mais de 90% de seu faturamento mensal. Ele tem a ajuda da esposa Wandrielly Ribeiro para gerir as páginas nas redes sociais.
Em entrevista a PEGN, o profissional que vive em Barra do Garças (MT), conta que começou a atuar como ajudante de pedreiro em 2012 e se tornou pedreiro três anos depois.
Os primeiros vídeos foram publicados no YouTube, em 2019. “Começou como uma brincadeira, de forma espontânea, para eu divulgar meu serviço. Eu mostrava as obras que estava fazendo, mas só conseguia duas ou três visualizações em cada. Parei e fiquei mais um ano inteiro trabalhando sem gravar vídeos”, afirma. Ele chegou a apagar os posts, mas manteve o canal.
Decidiu tentar novamente, em um novo formato, em 2021. “Ao invés de ficar filmando e falando, comecei a narrar o conteúdo. Eu mostrava o andamento dos serviços e as pessoas achavam satisfatório. Não encontrei ninguém da área de construção civil que fazia esse tipo de vídeo, então, começou a dar certo”, afirma Rafael, que recebeu diversos comentários de internautas incentivando que ele postasse mais vídeos.
Saiba mais
O sucesso nas redes chamou a atenção de marcas de construção civil e ferramentas, que contataram Rafael para combinar parcerias.
No início de 2022, o profissional criou um perfil no TikTok, que o obrigou a mudar seu conteúdo. “Comecei a gravar vídeos na vertical e resumir o que mostrava em 20 minutos para apenas um minuto”, diz o profissional, que também passou a postar no YouTube Shorts. Pouco depois criou perfis no Instagram e no Facebook.
Ele conta que tem uma rotina corrida, já que tem de se dividir entre as obras e a produção de conteúdo. Com isso, precisou reduzir a quantidade de serviços prestados.
“Recebo muitas mensagens de seguidores pedindo orçamento porque confiam no trabalho que eu faço, mas não consigo atender da mesma maneira”, afirma. “Antes de criar vídeos, eu trabalhava de domingo a domingo nas obras. Hoje é de segunda-feira a sexta-feira.”
O pedreiro diz que não aumentou os valores dos seus serviços. Inclusive, faz alguns trabalhos de graça quando entende que o cliente não tem boas condições financeiras, mas tem uma história interessante para ser contada nas redes sociais. “Futuramente, pretendo fundar uma construtora para vender casas. Quero ter uma grande equipe para conseguir atender grandes obras”, afirma.
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