Botas e tênis Timberland voltam ao mercado brasileiro após acordo com Netshoes
Marca americana deixou de ser vendida no país em 2019 Seis anos após deixar o mercado brasileiro, as botas e os tênis Timberland estão de volta às prateleiras do país. A marca americana fechou um acordo de importação e distribuição com a Netshoes, que passou a comercializar os tradicionais calçados de esportes ao ar livre nesta segunda-feira.
A Yellow Boot, um dos modelos mais icônicos da Timberland, é um dos modelos que já estão à venda. Entre diferentes cores e propostas de uso, o portfólio tem 30 calçados, principalmente de sportstyle, mas também há aqueles específicos para esporte. Dezesseis já estão disponíveis, com preços variam de R$ 799 a R$ 1.199.
As conversas entre a companhia americana e a varejista do grupo Magazine Luiza começaram no início do ano passado. A ideia da operação é a tendência do sportstyle, que leva para a moda casual referências da prática esportiva.
O acordo acontece enquanto a marca ganha, lá fora, espaço no mercado casual. O cantor, compositor, rapper e também designer americano Pharrell Williams assinou uma coleção colaborativa da Timberland com a grife francesa Louis Vuitton.
Já o heptacampeão da Fórmula 1, Lewis Hamilton, esteve no Grande Prêmio de Las Vegas, em novembro passado, com um modelo personalizado com cristais Swarovski.
— A ideia é misturar o dia a dia o esporte, trazer esse estilo da aventura, mas na pegada casual. A Timberland sempre teve uma força grande no técnico e no aspiracional. Sabemos da força da marca no Brasil e é um ótimo momento. Estamos com bastante expectativa — diz Marcelo Chammas, diretor Comercial da Netshoes.
Por enquanto, o portfólio da Timberland na Netshoes tem apenas botas e tênis, mas a previsão é que outros produtos da marca entrem na lista nos próximos meses:
— Num segundo momento queremos trazer também acessórios e roupas. Sendo otimista, isso pode acontecer entre abril e junho, mas o prazo realista é para o segundo semestre.
A Timberland foi administrada no Brasil por duas décadas pela Alpargatas. Em 2017, a VC Corporation, controladora da marca, assumiu a operação direta no país. Dois anos depois, a holding — que é dona também da Vans — encerrou as atividades diretas das duas marcas no Brasil.
Desde então, a operação da Vans, uma das mais icônicas grifes de streetwear, é comandada por aqui pela Arezzo&Co, responsável pela distribuição, logística, fornecedores, e-commerce, franchising e expansão da marca no Brasil.
Já a Timberland ficou sem um licenciado brasileiro. Chammas observa que uma companhia paraguaia seria, em tese, responsável pela distribuição às varejistas do Brasil, o que nunca aconteceu.
— Com toda certeza, todos os produtos Timberland que estavam sendo comercializados no Brasil de 2019 para cá são falsificados ou fruto de contrabando — afirma. — A Yellow Boot, por exemplo, saiu do mercado em 2019 custando R$ 799. Hoje seria R$ 1.599, mas há uma página na internet com preços muito abaixo do mercado — afirma.
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