ObraBank chega ao mercado; Rhino capta R$ 10 mi em media for equity: os destaques da semana no ecossistema
Fintech de antecipação de recebíveis para fornecedores de incorporadoras e construtoras foi criada por venture builder A primeira semana útil do ano já teve divulgações de aportes. Um deles foi da ObraBank, que anunciou a chegada ao mercado. A fintech de antecipação de recebíveis para fornecedores de incorporadoras e construtoras foi criada pela SRM Venture Builder e recebeu R$ 20 milhões para iniciar as operações.
Quem também divulgou um investimento foi a Rhino, startup de mobilidade urbana com carros blindados, que garantiu R$ 10 milhões em troca de divulgação midiática com a 4Equity Media Ventures.
Outro assunto comentado dos últimos dias foi a mudança no sistema de checagem de fatos nas plataformas da Meta, anunciada por Mark Zuckerberg em novo vídeo.
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Boa leitura!
Aportes
ObraBank. A fintech de antecipação de recebíveis para fornecedores contratados por incorporadoras e construtoras chegou ao mercado após passar pelo SRM Venture Builder, projeto de criação de startups da SRM Ventures e do Insper. Para iniciar a operação, a startup recebeu um aporte de R$ 20 milhões para financiamentos. Em menos de 40 dias atuando, alcançou R$ 2 milhões em originação de crédito e pretende bater a marca de R$ 200 milhões até o fim do ano.
Rhino. Menos de dois meses após anunciar um aporte seed de US$ 3,2 milhões (R$ 19,4 milhões), a startup de mobilidade urbana com carros blindados fechou uma rodada de R$ 10 milhões em media for equity com a 4Equity Media Ventures. Na modalidade, o valor da operação é destinado para parcerias com canais de mídia, com o objetivo de trazer mais visibilidade para a marca. Fundada há dois anos pelos russos Daniil Sergunin e Alexander Karbankov, a Rhino contabiliza mais de 150 mil usuários e projeta alcançar faturamento de R$ 50 milhões em 2025.
Archo Medical. A healthtech, que criou um dispositivo para o tratamento de aneurisma da aorta, anunciou a conclusão de uma rodada de R$ 5,7 milhões. Com os testes pré-clínicos em andamento e protótipos em fase de testes em laboratório, a startup pretende direcionar o cheque para a conclusão do desenvolvimento do dispositivo. A expectativa da healthtech é realizar o primeiro implante em humanos a partir do terceiro trimestre de 2025 e lançar a tecnologia até o fim do ano.
The Men’s. A healthtech focada em saúde masculina recebeu um aporte de R$ 2,6 milhões, liderada pela BR Angels e com participação de Eurofarma e investidores-anjo. O portfólio da The Men’s inclui produtos para cabelos, barba, pele, sono, desempenho sexual e bem-estar. A startup também funciona como hub de saúde, possibilitando o acesso a consultas médicas online. O dinheiro será direcionado para o lançamento de mais produtos e a entrada em novos nichos, como o de emagrecimento.
Loocal. A logtech paulista concluiu a sua primeira rodada de investimentos pela plataforma EqSeed, levantando R$ 1,2 milhão. A captação teve a participação de 105 investidores, e a startup vai utilizar o capital para expandir sua atuação para novas cidades, investir em inteligência artificial e fortalecer parcerias com grandes redes varejistas. A plataforma SaaS da Loocal permite que varejistas gerenciem o processo de delivery, desde o pedido até a entrega, oferecendo funcionalidades como automação de pedidos, otimização de rotas e rastreamento em tempo real.
Alloy. A startup que oferece soluções de marketing de relacionamento, fidelização e retenção de clientes para pequenas e médias empresas do setor gastronômico atraiu um cheque de R$ 1 milhão do Comunitá, corporate venture capital que surgiu da parceria entre cooperativas de crédito do Sicredi e a Ventiur Smart Capital. O aporte será direcionado para aprimorar a tecnologia da startup, ampliar a operação e melhorar a performance dos times de marketing e vendas.
Sem checagem
A Meta, empresa por trás de Facebook, Instagram, Threads e WhatsApp, anunciou na terça-feira (7/1) uma alteração na sua política de moderação de conteúdo. Em vídeo, o fundador e CEO da Meta, Mark Zuckerberg, afirmou que a empresa vai encerrar o programa de checagem de fatos, passando a utilizar um sistema parecido com o de notas da comunidade do X, de Elon Musk: os próprios usuários ficarão responsáveis por apontar quando há desinformação nas publicações, substituindo os profissionais verificadores de conteúdo.
A mudança será adotada primeiramente nos EUA. No vídeo do anúncio, Zuckerberg menciona a América Latina, dizendo que “os países latino-americanos têm tribunais secretos que podem ordenar que as empresas retirem as coisas silenciosamente”. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a decisão como “preocupante” em entrevista à GloboNews.
Vida após o exit
Muitas vezes, startups crescem tanto e se tornam negócios tão lucrativos que atraem o interesse de empresas maiores. Esse foi o caso da Loom, plataforma de criação de vídeos curtos. Mas a venda por US$ 975 milhões (R$ 6 bilhões), em outubro de 2023, para a Atlassian impactou a vida de Vinay Hiremath, cofundador da empresa.
Em publicação feita em seu blog em 2 de janeiro, Hiremath, 33 anos, diz que perdeu o propósito na vida. Intitulado “Sou rico e não sei o que fazer da vida”, o texto discorre sobre como ele negou uma oferta de trabalho com salário anual de US$ 60 milhões (R$ 369 milhões) na empresa que adquiriu sua startup e fala de outras tentativas para recomeçar após o M&A.
“Depois de vender a minha startup, me encontro em uma posição de nunca precisar trabalhar de novo. Tudo parece uma tarefa extra, não inspiradora. Não tenho o mesmo desejo de fazer dinheiro ou ganhar status. Tenho liberdade infinita, mas não sei o que fazer com ela e, honestamente, não estou otimista com a vida”, escreveu no texto.
Leia a história completa no site de PEGN.
Gestão corporativa
Fundada em 2017 por Daniel Moreira, a Hub4Pay nasceu com a ideia de modernizar o setor de pagamentos de incentivos, simplificando a gestão de premiações corporativas. Desde então, a fintech se consolidou como parceira de grandes marcas, como Tramontina, Fortlev, BR Mallls e P&G, faturando mais de R$ 10 milhões em 2024.
Um dos principais modelos oferecidos pela startup é o pagamento das premiações via cartão pré-pago. A plataforma também inclui cartões de premiação, como vales-presente, que podem ser utilizados tanto para recompensas quanto para campanhas promocionais. Atualmente, a Hub4pay atende 1,3 mil clientes no modelo B2B.
“Embora esse mercado ainda seja predominante de grandes companhias, estamos trabalhando para ampliar essa possibilidade, tornando-a acessível também para negócios menores”, comenta Moreira. Dos clientes totais, cerca de 30% são grandes empresas. O tíquete varia de R$ 10 mil até R$ 600 mil, de acordo com o tamanho do cliente.
Para conhecer mais sobre a Hub4Pay, leia a matéria publicada no site de PEGN.
Oportunidade
Inovação aberta. Os Correios abriram inscrições para o 1º ciclo do programa Inova Correios, que busca soluções tecnológicas para modernizar processos e melhorar a qualidade do atendimento. São oito desafios, de temáticas como logística, transporte, planejamento e estruturação de processos. Poderão participar pessoas físicas e jurídicas, incluindo startups, universidades, pesquisadores, alunos e profissionais de tecnologia da informação. Interessados podem se inscrever até 2 de fevereiro pelo site.
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