Especialista da Be In explica como abrir um escritório com investimento inicial zero | PressWorks
O cenário econômico em constante mudança vem exigindo que as empresas busquem soluções estratégicas para expandir suas operações com o mínimo de investimento inicial. Neste contexto, os escritórios no modelo BTS têm sido uma opção.
O modelo BTS (Build-to-Suit) é uma solução personalizada voltada para atender empresas que necessitam de espaços projetados sob medida para suas operações. Nesse formato, o cliente não precisa se preocupar com os altos custos iniciais de construção ou adaptação de um imóvel, pois a estrutura é desenvolvida por um investidor, com base nos requisitos específicos do negócio. Uma vez concluída a obra, a empresa utiliza o espaço mediante contrato de locação de longo prazo, garantindo um imóvel funcional e alinhado às suas necessidades.
O principal diferencial desse modelo está na simplicidade financeira: o locatário paga apenas um boleto mensal que engloba todos os custos relacionados ao imóvel, como aluguel, manutenção e outros serviços previamente acordados no contrato. Isso facilita o controle orçamentário, evitando despesas adicionais ou imprevistas. Além disso, o BTS traz maior previsibilidade para a gestão financeira e operacional da empresa, enquanto o investidor se responsabiliza pela construção e manutenção do espaço.
De acordo com Nikolas Matarangas, CEO da Be In, empresa especializada em escritórios sob medida com serviços, o conceito de escritórios com investimento inicial zero baseia-se em um modelo personalizado que abrange desde a escolha do espaço até a gestão das operações, ajustado às necessidades específicas de cada empresa.
Ao invés de direcionar altos investimentos em imobiliárias, obras, e etc, as empresas optam por um ambiente que oferece infraestrutura de ponta, com todos os serviços e tecnologia necessários para operações eficientes desde o primeiro dia de uso, afirma ele, ressaltando que essa solução é especialmente vantajosa para empresas que precisam escalar sem comprometer seu capital de giro.
Empresas que buscam crescer, especialmente em mercados dinâmicos, encontram no modelo de escritório sob medida uma forma de adaptação imediata às suas necessidades, diz o especialista.
No modelo BTS tradicional, amplamente conhecido no mercado imobiliário, o processo geralmente se encerra com a entrega da obra, deixando para a empresa a responsabilidade pela gestão do espaço a partir desse ponto. Na Be In, vamos além: não apenas entregamos um espaço personalizado e funcional, mas também oferecemos serviços integrados e manutenção contínua, garantindo que o escritório esteja sempre em condições ideais para atender às necessidades do negócio. Essa abordagem completa é um diferencial que simplifica a operação das empresas, permitindo que elas foquem no que realmente importa: seu crescimento e resultados, diz o CEO.
Outro ponto importante é que os escritórios sob medida permitem uma previsibilidade orçamentária, com custos operacionais claramente definidos e sem surpresas. Claro que isso não elimina riscos financeiros, mas é muito relevante em cenários econômicos instáveis, afirma Matarangas.