Empreendedora se torna sommelier de azeite e abre loja para vender produtos nacionais | Mulheres Empreendedoras
Em 2017, a empreendedora criou a Azeite Experience, um jantar que promove a degustação e harmonização de azeites com pratos variados, do aperitivo à sobremesa, enquanto compartilha informações sobre sabores e aromas. Então, em dezembro de 2022, inaugurou uma loja na região de Santo Amaro, na cidade de São Paulo, para revender azeites nacionais — hoje são 60 tipos no portfólio. O espaço ainda vende vinagres, molhos, compotas, antepastos, doces de lata e cosméticos com azeite.
Segundo a empreendedora de 39 anos, o aumento do preço do azeite, que se acentuou a partir de 2023, melhorou o seu negócio. “Os clientes costumavam reclamar muito do preço do azeite nacional porque era mais caro. Agora que o azeite importado está na mesma faixa, as pessoas deixaram de ter objeção ao valor”, afirma. A loja vende azeites que custam entre R$ 49 e R$ 380. Aliado a isso, ela optou por deixar de organizar os jantares para se dedicar à loja e melhorar as vendas.
“Fazendo o curso eu já decidi que criaria experiências em que as pessoas degustariam azeite”, afirma. “A minha base no azeite era básica, então tive que criar receitas e aprimorá-las. Usei a minha intuição e me baseei em aromas e sabores. É um trabalho de artista”, afirma. “Amo tomate, então preparei versões grelhadas, assadas e em sopa. Também fiz pratos de legumes amarelos e dourados para fazer pures, cremes e acompanhamentos.”
O Azeite Experience surgiu em março de 2017, dentro da própria casa da empreendedora, com 22 pessoas. Os clientes eram pessoas que já conheciam o trabalho de Polillo. O negócio cresceu também por divulgação boca a boca. “Os clientes me chamavam para oferecer a experiência em suas casas. Depois, em eventos corporativos”, diz. Um diferencial da empreendedora foi se inspirar nos locais que viajava. Por exemplo, quando voltou de uma viagem ao Amazonas, organizou um jantar com sabores da região Norte do Brasil. Também organizou um encontro inspirado em pratos típicos da Grécia.
No final de 2023, a empreendedora olhou os resultados e percebeu que poderia ter se dedicado mais à loja. “Eu já estava consolidada nos outros aspectos, mas a loja ainda não era a melhor que poderia ser. Percebi que precisava entender mais sobre gestão e varejo para fazer o negócio dar certo, sendo capaz de auxiliar os funcionários”, diz. “Abri mão de organizar os jantares e escolhi ir diariamente para a loja, entendendo a diferença de movimento nos dias e tudo o que envolvia a administração”.