Estas 3 frases te ajudarão a melhorar as suas conversas, segundo professora de Harvard
Receptividade conversacional mostra ao seu interlocutor que você está ativamente engajado com o ponto de vista dele. Veja como utilizar a tática Começar uma conversa com estranhos pode ser desafiador. Como criar conexão e tornar o diálogo menos estressante? Segundo Julia Minson, professora associada de política pública na Harvard Kennedy School of Government, existe uma maneira: mostrar receptividade conversacional. A especialista chegou a essa conclusão depois de passar décadas estudando negociações, desentendimentos e outras conversas desafiadoras
Em artigo publicado na Greater Good Magazine, da UC Berkley, a professora de Harvard explica que receptividade conversacional é usar a linguagem para mostrar ao seu interlocutor que você está ativamente engajado com o ponto de vista dele. Nesta tática, é possível utilizar palavras e frases específicas para deixar a outra pessoa saber que você está realmente ouvindo — ainda que você não concorde.
Embora os tópicos variem muito, ela diz, “há palavras que são as mesmas que aparecem em todas as conversas — palavras que sinalizam engajamento e escuta”.
As frases são:
“Eu ouço você”: demonstra que você realmente está ouvindo o que eles têm a dizer e absorvendo’
“Eu entendo”: mostra que você está pensando sobre o ponto de vista deles.
“Nós dois queremos”: ajuda a encontrar áreas em que vocês concordam, mesmo que discordem em pontos importantes.
A tática é uma maneira de suavizar declarações, parecida com utilizar palavras como “às vezes” ou “talvez”, para que a pessoa que está ouvindo tenha menos vontade de contradizer o que foi dito. Quanto menos absoluto e certo você soar, menos a outra pessoa irá contrargumentar. Ao mesmo tempo, reforça a concordância.
“Isso não significa que você está se comprometendo, mudando sua visão ou encontrando um meio termo, significa apenas que você reconhece que a maioria das divergências são multidimensionais, então há algumas coisas nas quais vocês concordam.”
Saiba mais
Por fim, é um reforço positivo. Minson recomenda evitar expressões negativas como “não posso”, “não vou” ou “nunca”. Por exemplo, não diga “Eu sei que isso nunca vai funcionar”. Troque por: “Eu adoraria aprender sobre alguns exemplos de como isso foi feito com sucesso”.
A receptividade à conversação também torna os outros mais propensos a ouvir. “Uma das coisas que sabemos há muito tempo é que as pessoas imitam o conteúdo emocional da linguagem”, diz Minson. “Então, se eu sou mais positivo e caloroso, isso faz você mais positivo e caloroso — e se eu sou mais negativo, isso faz você mais negativo. E então uma maneira que você pode pensar que pode melhorar a qualidade de suas conversas é usar um tom mais agradável.”
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