Agência fundada por empreendedoras baianas fatura R$ 140 milhões com experiências ao público | Mulheres Empreendedoras

Com 17 anos de mercado, a ATENAS.ag é uma agência de publicidade focada em criar em experiências ao vivo para o público — conceito chamado de live marketing. A empresa foi fundada em Salvador (BA) e coleciona uma série de eventos em seu portfólio, incluindo Lollapalooza, Mita, The Town e Rock in Rio. Na edição de 2024 do RiR, a agência será responsável por ativações de seis marcas: Heineken, Tim, Volkswagen Brasil, Lagunitas, Trident e Heineken 0.0.

Em agosto deste ano, a agência também realizou uma ação em conjunto com o Itaú e apresentou o espetáculo “Fernanda Montenegro Lê Simone de Beauvoir”, em uma sessão gratuita para 15 mil pessoas no Auditório Ibirapuera, na cidade de São Paulo.

A agência preza pela diversidade da equipe, o que auxilia a inovar nas ativações, diz Quércia Andrade, cofundadora do negócio. Sua sócia, Denise Garrido, nasceu em Feira de Santana, na Bahia, e Andrade é de Salvador. O time é formado por 70% de mulheres; 45% dos colaboradores são pretos ou pardos, e 40% fazem parte da comunidade LGBTQIA+. “Isso é fundamental para construir projetos disruptivos e que tragam bons resultados para as marcas se aproximarem dos clientes”, afirma Andrade.

Atualmente, o negócio tem sede na cidade de São Paulo e em Salvador, com um time de 80 colaboradores fixos.

Ativação da Heineken no The Town 2023 — Foto: Divulgação
Ativação da Heineken no The Town 2023 — Foto: Divulgação

A empresa, que hoje está envolvida em grandes eventos e atingiu faturamento de R$ 140 milhões em 2023, cresceu aos poucos desde a sua fundação em 2007, dizem as empreendedoras. “O nosso mercado é muito pautado na concorrência ‘job a job’, em que as marcas escolhem a agência que será responsável por um determinado trabalho, avaliando a estratégia, prazo, preço. Nosso crescimento foi constante ao longo de 17 anos. A cada ano aumentamos de 20% a 30%”, diz Garrido.

As sócias da ATENAS.ag se conheceram quando estavam na faculdade de Publicidade. Garrido fundou a primeira agência ainda na graduação, aos 20 anos de idade. “Eu atendia pequenos e médios clientes que queriam se digitalizar criando sites”, conta ela. Então, sete anos depois, se juntou a Andrade para fundar a ATENAS.ag com o objetivo de focar no marketing durante experiências ao vivo, especialmente eventos.

As empreendedoras venceram uma concorrência para fazer a ativação da marca Trident em um camarote do Carnaval de Salvador. “Foi um sucesso, e a marca nos contratou para outros projetos”, conta Andrade.

Em uma das ações para divulgar o sabor “fresh” do chiclete, a agência simulou neve no sertão nordestino. “Compramos um polímero utilizado em fraldas descartáveis que parece com a neve e misturamos o material com gelo para dar uma sensação gelada ao tocar na pele”, explica Garrido. “A ideia era mostrar a refrescância ao consumidor.”

Em 2012, a empresa organizou uma ação de verão com uma casa de vidro dentro de um shopping em Salvador, contando com webcelebridades com Luisa Marilac e Gaga de Ilhéus. “O público que passava podia falar com elas por telefone. O shopping ficou lotado de pessoas querendo ver as celebridades da internet, já que não era possível acompanhá-las pelas redes sociais como é hoje”, diz Garrido.

Segundo as empreendedoras, os trabalhos com a Trident foram fundamentais para tornar a agência mais conhecida e atrair mais clientes.

No ano seguinte, a agência criou um escritório na cidade de São Paulo, com uma equipe de atendimento e comercial. “É um caminho natural, já que os departamentos de marketing estão na capital paulista, mesmo quando se trata de organizar eventos no Nordeste. Começamos a abrir muito nossa carteira de clientes, e atingimos Coca-Cola, Havaianas e empresas telefônicas como Vivo, Tim e Claro”, diz Andrade. Com isso, a empresa passou a ter um alcance nacional.

A primeira participação no Rock in Rio veio em 2017, depois que a ATENAS.ag ganhou a concorrência para realizar uma ativação da Ubisoft, empresa responsável pelo game Just Dance. No evento, a agência realizou uma competição de dança.

Durante a pandemia de covid-19, a empresa focou em produções de lives de artistas. A primeira foi o Festival dos Festivais, patrocinado pela Devassa, em abril de 2020. Durante a transmissão, o público podia doar dinheiro para profissionais do setor de eventos. “As lives começaram de uma maneira mais caseira, com apenas uma câmera. Passamos a fazer as transmissões de maneira mais profissional, com diferentes cortes”, diz Andrade. Para o aniversário de Gilberto Gil, em junho de 2020, ampliaram o cenário e a equipe da produção.

Depois disso, as empreendedoras organizaram transmissões de artistas como Novos Baianos, Iza e Duda Beat. Também inseriram uma plateia virtual, em que o público aparecia na frente dos artistas com a imagem da câmera do Zoom.

Com a volta dos eventos presenciais, a empresa voltou a apostar nos festivais. Em 2022, realizou uma ativação da Heineken no Rock in Rio. No ano seguinte, fez a ativação da Redbull no Lollapalooza e da Lagunitas e da Heineken no The Town. “Vemos que as empresas estão investindo cada vez mais nestes eventos, e queremos fazer parte deste movimento”, diz Garrido. “A grande oportunidade é conectar-se com o público em um ambiente emocionalmente carregado, onde as pessoas estão mais abertas a viver experiências imersivas e autênticas com as marcas”, complementa Andrade. Para 2024, a agência pretende faturar R$ 170 milhões.

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