Ter um mentor mudou a vida de Warren Buffett; veja 5 benefícios da estratégia


A prática é boa para mentores e mentorados, que podem ter o desenvolvimento profissional impulsionado O investidor Warren Buffett já compartilhou uma série de conselhos que apoiam empreendedores em sua jornada profissional. “Uma dessas lições enfatiza a importância de se cercar das pessoas certas, especialmente aquelas que o impulsionarão em sua carreira”, diz Marcel Schwantes, coach e colunista do Inc.
Enquanto estava na Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, Buffett teve Benjamin Graham como professor e mentor. No prefácio do livro “Security Analysis”, que tem Graham como autor, Buffett escreve que a relação mudou sua vida.
“Esta é uma boa lição sobre adotar as características de pessoas bem-sucedidas que estão mais adiante no caminho. Quando você faz isso, colhe benefícios que incluem crescimento pessoal e profissional”, afirma Schwantes​, que também cita os benefícios para os mentores.
“Eles aprimoram suas habilidades de liderança e dão vida nova às suas carreiras. É um ganha-ganha”, diz o profissional, citando cinco vantagens da prática:
1. Desenvolvimento profissional
“Mentoria é uma ótima maneira para os mentorados aprimorarem suas habilidades, aprenderem os macetes de sua indústria e avançarem em suas carreiras”, diz Schwantes, acrescentando que receber conselhos de alguém que já passou pela mesma situação pode melhorar o desempenho no trabalho e abrir portas para o crescimento na carreira.
2. Clareza sobre pontos fontes e o que melhorar
Os mentorados que recebem feedbacks construtivos obtêm uma imagem mais clara de seus pontos fortes e áreas para melhoria. “Essa autoconsciência é essencial para transpor obstáculos e tomar decisões inteligentes”, diz o colunista..
3. Metas e próximos passos esclarecidos
Um bom mentor ouvirá as aspirações de carreira e usará sua experiência para ver se suas ideias são factíveis. Também ajudará a dividir metas realistas em pequenas etapas acionáveis. Com isso, o mentorado poderá definir metas profissionais de curto e longo prazo e criar maneiras de alcançá-las.
Saiba mais
4. Apoio emocional
Encorajamento e suporte, ajudando os mentorados a lidar com desafios e contratempos, também são ações fundamentais dos mentores. Segundo Schwantes, esse apoio emocional “pode realmente impulsionar a motivação e a resiliência de um mentorado, mantendo-o positivo sobre sua jornada de carreira”.
5. Oportunidades de networking
Por fim, o coach lembra que mentoria leva a novas conexões valiosas. “Mentores podem apresentar os mentorados à sua rede profissional, abrindo oportunidades para perspectivas de emprego e colaborações futuras.”

Source link