Consultoria impulsiona crescimento de franquias ao engajar pessoas com base na missão e nos valores das empresas | PressWorks
Contratação certa por meio de um bom programa de recrutamento: assim começa a estratégia da Assertiva , consultoria especializada no segmento de franchising, empresa que vem impulsionando o crescimento de diferentes franquias no segmento de alimentação. Mas, segundo o CEO da empresa, Luis Fernando Nardi, para que estas contratações gerem frutos, todos os demais processos precisam estar de acordo com os objetivos da empresa..
Para ele, a missão do negócio deve ser implantada com êxito nos processos operacionais. “Por isso, para cada passo de um procedimento, reforçamos sua importância de fazê-lo, pois acreditamos que isso define o propósito e para quem está sendo feito. Nesse processo, é considerada a expectativa do cliente em relação ao que está sendo produzido naquele exato momento”, afirma o executivo..
Ele ressalta que esta metodologia se estende para toda a empresa, como o recebimento de mercadorias até o preparo de um prato. Segundo Nardi, a metodologia da Assertiva faz com que o colaborador entenda o porquê de cada ação, refletindo as necessidades da empresa. “É como transferir o pensamento do dono do negócio para a mente do colaborador, de forma que dono e colaborador passam a ter o mesmo parâmetro de resultado”, salienta o CEO..
Nardi destaca que, para que a missão seja, de fato, incorporada aos processos operacionais, é necessário criar uma rotina disciplinada, mantendo a persistência nos resultados. Ele diz ainda que o responsável por manter o padrão da missão são os próprios valores da empresa, que garantem que os objetivos da missão estão sendo entregues. “Para medir essa entrega, utilizamos indicadores como ponto de equilíbrio, CMV, fator de correção, desperdício, entre muitos outros”..
O executivo menciona duas pesquisas realizadas em conjunto pela Galunion e pelo comitê de Food Service da ABF, apresentadas no seminário setorial de Food Service na ABF Week 2024. Ambas ilustram a importância de um treinamento baseado na missão e valores, fazendo com que o colaborador se sinta envolvido, reduzindo a rotatividade e aumentando a retenção de talentos..
De acordo com os estudos, as redes de franquia respondentes realizam de dois a quatro treinamentos presenciais ao ano, e apenas 16% realizam apenas uma vez ao ano..
As pesquisas também apontaram que os três tipos de treinamentos mais aplicados foram operacional (100%), atendimento e vendas (95%) e gerencial (83%). No entanto, 94% das redes possuem dificuldades na retenção de colaboradores..
Os reais motivos para o aumento dos pedidos de demissão voluntária são a cultura tóxica das companhias, a insegurança dentro da organização, o excesso de pressão, a falta de reconhecimento profissional..
“Fica claro que, quando o funcionário se sente envolvido com a missão da empresa, ele compreende minuciosamente a necessidade de controle e os objetivos a serem alcançados. Caso algo saia errado, até mesmo um simples auxiliar de produção consegue identificar a falha e contribuir para a correção, elevando seu senso de pertencimento à equipe e à empresa”, finaliza o executivo da Assertiva..