Feira de franquias da ABF 2024: 8 dicas e cuidados essenciais para aproveitar o evento


Convenção acontece entre os dias 26 e 29 de junho, em São Paulo, e terá mais de 440 marcas expositoras Cerca de 440 marcas de franquia devem participar da próxima edição da ABF Franchising Expo, feira promovida pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), que acontece entre os dias 26 e 29 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. A entidade estima que mais de 60 mil pessoas passem pelos pavilhões, entre franqueadores, franqueados, especialistas e empreendedores interessados no sistema. O evento é considerado um dos maiores do mundo do setor.
O setor de franquias cresceu 19,1% no primeiro trimestre do ano, de acordo com estudo da ABF, faturando R$ 60,5 bilhões. Os segmentos de Alimentação – Comércio e Distribuição, Food Service e Serviços e Outros Negócios foram os que tiveram os crescimentos mais expressivos, embora os 12 nichos analisados pela entidade tenham tido resultados positivos.
A ABF divulgou que 114 marcas vão expor pela primeira vez ou estão retornando ao evento após mais de cinco anos sem participar. Isso equivale a cerca de 25% do total de expositores. Algumas das redes tradicionais que participarão pela primeira vez são Clube Melissa (que agora passa a se chamar apenas Melissa), Dudalina, General Prime Burger e Cão Veio, do chef Henrique Fogaça.
Entre os segmentos que mais receberam marcas novas, a entidade destaca produtos naturais, energia solar, mercado autônomo, mobilidade urbana elétrica, aluguel de carros por assinatura, locação e manutenção de equipamentos hospitalares, clínicas médicas e odontológicas; brinquedos educativos, pedagógicos e terapêuticos; barbearia, financeiras, consultoria de RH e seleção, varejista e atacadista de ferramentas, EPIs (equipamentos de proteção individual), soldas, abrasivos e afins; licitações e startups, entre outros.
Leia também
Selecionar uma imagem
Confira a lista completa de marcas estreantes na ABF Expo 2024:
114 franquias estreantes na ABF Expo 2024
Especialistas recomendam que empreendedores interessados em empreender com franquias tomem alguns cuidados durante o evento. Confira 8 dicas e precauções para aproveitar melhor a ABF Expo e fugir de ciladas:
1. Não assine contratos na feira
De acordo com Melitha Novoa Prado, advogada especializada no setor e sócia do Novoa Prado & Kurita Advogados, a feira não é um local para compra e venda de franquias e sim para conhecer os modelos de negócios. Nenhum contrato pode ser assinado na ocasião.
“Pela lei de franquias, 13.966/19, o franqueado deve receber a Circular de Oferta de Franquia (COF), um documento que descreve o negócio, dez dias antes da assinatura do contrato. Portanto, na feira, o investidor visita a marca e, desejando conhecê-la melhor, inicia o processo de seleção, no qual tirará todas as suas dúvidas sobre o negócio. Será o momento em que o franqueador também avaliará o perfil do franqueado. Se tudo der certo, ele receberá a COF [posteriormente] e, depois disso, assinará o contrato e pagará a taxa de franquia”, explica Prado.
2. Faça uma pré-avaliação financeira
Durante a feira, o empreendedor pode conhecer muitas marcas com investimentos variados. Inclusive microfranquias, que são modelos de negócio com aporte máximo de até R$ 135 mil, de acordo com parametrização da Associação Brasileira de Franchising (ABF). É importante que o empreendedor tenha clareza da própria capacidade de investimento antes de visitar o evento.
“É como você ter dinheiro para comprar um carro: você pode desejar ter um de R$ 2 milhões, mas se sua capacidade financeira é para outro, de R$ 120 mil, é preciso colocar os pés no chão e fazer o teste drive naqueles que cabem no seu orçamento, ou investirá energia em algo incabível”, comenta Prado.
3. Microfranquias também precisam seguir a lei
Mesmo que a microfranquia tenha um investimento inicial reduzido, é necessário que a empresa siga a lei que rege o sistema de franquias (13.966/19). Dessa forma, o empreendedor não pode ser coagido a assinar documentos durante o evento.
4. Considere o capital de giro na conta total
Se a marca inicialmente cabe no seu bolso e o nicho te agradou, é hora de se sentar com a franqueadora e entender todos os custos envolvidos – inclusive o capital de giro. “Com essa reserva financeira, é possível gerir o negócio com mais tranquilidade e sem apertos, já que o ponto de equilíbrio da franquia pode demorar a ser atingido. Então, não dispense o capital de giro e nem o financie”, explica Prado.
Initial plugin text
t
5. Pesquise o histórico da marca desejada e faça perguntas-chave
A especialista Filomena Garcia, sócia do Grupo Cherto, explica que os empreendedores precisam pesquisar a fundo o histórico das franquias que se pretende fechar negócio. Além disso, é necessário ficar atento a algumas informações que serão essenciais para se atingir o equilíbrio da operação, como:
Suporte: qual estrutura é oferecida para o franqueado que vai iniciar seu negócio? Treinamentos, marketing, acompanhamento da operação, entre outros, são alguns exemplos.
Maturidade do negócio: a rede existe há quanto tempo? Quantas lojas são próprias e quantas são franqueadas? Há muitos casos de franqueados com mais de uma unidade? Quantas unidades fecharam no último ano?
Transparência: Garcia sublinha que nenhuma rede está 100% pronta o tempo inteiro porque o mercado é dinâmico, e isso tem de ficar claro. “Questione as dificuldades que a rede enfrentou, como foram superadas, qual é o projeto de expansão, pergunte sobre cases que não foram para frente e outros que são destaque”, sugere.
6. Pergunte sobre aspectos legais que envolvem o negócio
Mesmo que o contrato não seja assinado durante a feira, o empreendedor pode perguntar alguns aspectos práticos do negócio para entender se os valores estão alinhados com os do negócio em que pretende investir. Américo José, sócio-diretor do Grupo Cherto recomenda que o empreendedor colete algumas informações importantes.
“[É preciso ter um] entendimento claro de como a franquia vai funcionar. Por exemplo, se há uma cláusula de exclusividade na venda de produtos ou se o item vai ser vendido em qualquer lugar”, recomenda. Outras recomendações do especialista sobre aspectos legais que devem ser levantados com a franqueadora são:
Entender se há uma cláusula de rescisão no contrato de franquia, tanto para o franqueado quanto para o franqueador, e como funciona;
Como a franqueadora age em gestões de crise, como na pandemia e no caso das enchentes no Rio Grande do Sul, por exemplo;
Existe uma cláusula de não concorrência? Como funciona?;
Como funciona a taxa de propaganda da franquia e quem é responsável pelo marketing e publicidade.
7. Entenda o seu perfil e procure marcas que entendem “seu momento”
Alguns empreendedores podem buscar franquias como uma opção de segunda renda, outros querem trabalhar em período integral no negócio. Há marcas que aceitam que o franqueado resida em uma cidade mais distante de onde a franquia será instalada, enquanto outras precisam que o franqueado se mude. A orientação é tentar encontrar uma que se encaixe nos critérios de busca.
“Só não vale achar que você ‘dará conta’ do negócio trabalhando pouco. Isso, definitivamente, não existe. O franqueado precisa se dedicar ao negócio para ter sucesso”, afirma Melitha Novoa Prado.
A advogada Thais Kurita, sócia de Prado, complementa dizendo que “este é um erro comum” de quem busca por franquias. As expectativas precisam ser bem alinhadas desde o início – e o franqueado precisa estar disposto a trabalhar bastante, sobretudo se for operar o negócio diretamente.
“Esse é um erro estratégico fatal, porque uma das piores situações, e que é o caminho para o insucesso do negócio, é a frustração das expectativas geradas. O desencantamento cai como uma rocha na vontade de trabalhar no negócio, e isso degrada o resultado da empresa”, afirma.
8. Converse com franqueados que estão e não estão na feira
As marcas costumam levar franqueados atuais para a feira. A recomendação da especialista é ouvi-los, mas também buscar outros que não estejam no evento.
“Aborde quanto investiram no negócio, qual é o valor necessário de capital de giro, como realizam o marketing local e a captação de clientes. Questione sobre o suporte oferecido e entenda o que os leva a ter sucesso. Em relação aos que não foram à feira, procure saber também se eles comprariam novamente a marca ou não e por que o fariam – e o quanto se dedicam à empresa que adquiriram, diariamente”, sugere Prado.
Pela lei de franquias, as franqueadoras devem fornecer os contatos de todos os franqueados atuais e de todos que deixaram a rede nos últimos 24 meses, junto com a COF. Dessa forma, o empreendedor poderá contatar os parceiros da marca e tirar todas as dúvidas práticas do negócio — além de confirmar a veracidade das informações passadas pela franqueadora.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!

Source link