Como criar uma boa comunicação para ONGs em 2023
Não tenho o hábito de escrever em primeira pessoa, mas hoje eu quero te convidar para uma conversa franca e muito pé no chão.
Quero falar sobre a comunicação da sua organização.
É comum que muita gente diga que sabe de comunicação, que entende tudo que ela envolve, mas comunicação é uma das coisas mais importantes e poderosas que temos. É por meio dela que imprimimos no mundo as nossas necessidades básicas, que sobrevivemos, e é por meio dela que governos são postos, destituídos e alteram o rumo da vida de milhões de pessoas.
Se comunicar bem é ter um poder e tanto nas mãos e é por isso que a comunicação não é um conhecimento assim fácil. Entender as nuances e tudo que implica uma boa comunicação exige estudo e atenção focada, assim como para executar qualquer outra tarefa importante.
E muitas vezes a comunicação da sua organização pode estar pecando porque muita gente entende muito de coisa nenhuma.
Então, hoje, o que te deixa insatisfeito a ponto de ler esse texto para pensar na comunicação da sua organização em 2023?
Uma comunicação inteligente e eficiente não é aquela que participa das principais trends e ações da internet, mas é aquela que entende com quem fala.
Eu venho do mundo dos livros, e uma das coisas que mais me marca é que a comunicação no mundo das organizações sociais e no mundo dos livros procura uma coisa muito mais complexa do que muitos mercados que conheci: a reciprocidade.
Uma venda rápida e direta, um gatilho de escassez não faz muita diferença. Buscamos hábitos que precisam ser treinados a vida toda, como o de ler e de doar para uma causa que te sensibilize.
Como a sua organização sensibiliza quem busca saber dela?
Antes de prospectar um monte de doadores é preciso afiliar aqueles que já estão com você, que organicamente, te dedica tempo e outros recursos. Muitas vezes perdemos por não saber cuidar do santo de casa. E isso eu aprendi com a sabedoria ancestral da minha avó.
A sua organização mantém contato direto com os doadores? Faz com que eles se sintam parte e que tomem para eles não só a causa, mas a sua organização? A comunicação tem o poder de criar essa ponte.
Uma boa produção de conteúdo escrito para mídias online e offline é essencial. Escrever diretamente, sem rodeios, pontuando o quanto fez a diferença cada tempo e recurso doado, faz com que partilhemos de um sentimento e isso gera a danada da reciprocidade. E se é recíproco, é durável.
O primeiro passo para uma comunicação eficiente
Antes de aprender a utilizar todos os aplicativos de redes sociais que existem, é preciso fazer um amplo diagnóstico do que você já tem em casa. Isso porque
eu tenho certeza que a sua organização produz algum conteúdo, que seja uma foto com legenda no Instagram.
Avalie o desempenho de cada postagem, entenda como elas chegaram e se chegaram nas pessoas destinatárias. Um post não precisa apenas existir no seu feed. O trabalho não é só colocar ele e deixar com que aconteça. É preciso ter estratégia. Compartilhar nos stories, no WhatsApp.
Quando não trabalhamos bem o que já produzimos estamos jogando fora nosso tempo de trabalho, e isso não vale a pena. Por isso, entenda tudo que já é feito e comece a potencializar isso.
A ideia aqui é fazer bem o que já está sendo feito.
Como criar um plano de ação de comunicação
Vamos entender os objetivos. O que você quer como resultado da comunicação da sua organização? É importante que esse foco esteja bem desenhado e que um documento separado tenha isso em destaque. É comum que ao longo do ano mudemos nossos objetivos, por isso, marque revisões periódicas, trimestrais ou semestrais desse plano de ação.
Sabendo disso, parta para a dica de cima, descreva a atual situação da comunicação. Coloque como é a frequência, horários de postagens, retornos e tudo mais que seja percebido.
Depois, separe uma parte para um calendário. Nele coloque todas as redes sociais que a organização tenha. Faça uma agenda para tudo. E isso vale não só para a comunicação online, mas para a offline também.
A dica é sempre associar postagens com datas comemorativas, não só da organização, mas também gerais como Páscoa, Natal, Dia das Crianças…
Invista em comunicação offline
Eu sei que o marketing digital está te dizendo que tudo precisa ser online. Mas a gente esquece que ainda em 2023 o meio de comunicação com maior audiência é o rádio.
Ter bons materiais impressos e entender como é a atuação da mídia offline na sua região é fundamental. Os jornais ainda existem, assim como revistas e propagandas de postes. Não se esqueça disso.
Impulsione a comunicação da sua organização pensando também no offline. Eventos são estratégias de comunicação offline.
Bom, o ano está só começando e provavelmente a nossa conversa por aqui ainda se estenda. Não deixe de se organizar para ter todo o poder que uma boa comunicação pode dar para a sua organização.
Que você tenha um 2023 incrível!