7 erros mais comuns nas comunicações das vendas de fim de ano e como evitá-los | Canva
Embora a maioria dos pequenos negócios entenda que o final de ano é uma época ótima para vender mais, muitos se sentem pouco preparados para ativar campanhas digitais. Isso porque a concorrência é tanta que, para capturar a atenção dos clientes, é fundamental encontrar um jeito de se destacar. Nesse sentido, uma comunicação clara e direta é o segredo para levar uma marca para mais longe. E a boa notícia é que não é preciso ter um grande orçamento para criar campanhas potentes.
O acesso à tecnologia está tão democratizado que é fácil encontrar programas e ferramentas de design bastante intuitivos para desenvolver conteúdos para impulsionar os negócios. A plataforma online Canva oferece diversas funcionalidades gratuitas, com modelos de layout para diferentes redes, ferramentas simples para remover e inserir fundos, criações com inteligência artificial, conversões automáticas e outras funcionalidades que empoderam qualquer negócio.
Mas, atenção: há algumas regras que precisam ser seguidas para que os conteúdos sejam realmente impactantes. “Evitando erros básicos é possível melhorar os resultados das campanhas e aumentar as vendas”, aponta Felipe Godoy, diretor de marketing do Canva.
Listamos aqui os equívocos mais comuns e as dicas para trabalhá-los e vender mais:
1. Peças com excesso de texto e informações
“Você tem poucos segundos para prender a atenção da audiência”, alerta Godoy. Por isso, é fundamental apostar em um texto coeso que transmita a mensagem de forma clara e direta, em poucas palavras. Uma arte chamativa com o texto certo é o segredo para gerar engajamento.
Uma boa dica é: pense na mensagem central e faça um título criativo que tenha as palavras-chave que quer comunicar. Os detalhes podem ir para a legenda.

2. Uso de tipografias difíceis de ler ou pequenas demais
“Não adianta criar um ótimo texto que não seja legível”, ressalta Tatiane Abrão, gerente de marketing do Canva. Por isso, a escolha da fonte correta é fundamental: procure aquela que você consiga bater o olho e captar a mensagem. Tipografias rebuscadas e cheias de detalhes podem gerar ruído.
O tamanho também precisa estar equilibrado em relação ao design. No Canva há centenas de opções de fontes e layouts que trabalham bem essas proporções.

3. Combinações de cores que não têm a ver com a marca
Procure sempre manter a identidade da marca. Se você não tem um kit de marca, está na hora de pensar em fazer um. E isso nada mais é do que a identidade visual da empresa que ajuda a manter o branding uniforme. Nesse pacote entram logotipo, paleta de cores, tipografia e outras características que formam a personalidade. Toda a comunicação deve ser guiada por essa estética. “Use as cores da sua marca para que seus anúncios tenham conexão entre si, reforçando a identidade e tornando suas comunicações facilmente reconhecíveis pelos seus consumidores”, aconselha Tatiane.


4. Falta de consistência na comunicação visual
“Sua empresa vai aparecer para as pessoas que ainda não te conhecem ou seguem, por isso é importante que todos seus posts tenham consistência com o branding. Cada interação é uma chance de reforçar sua marca e ser lembrado”, frisa Godoy.
Por isso, evite criar anúncios de forma isolada. A dica é preparar uma campanha planejada que trabalhe a comunicação visual da mesma forma em cada conteúdo.
5. Falta de hierarquia visual
Anúncios com elementos sobrepostos, frases do mesmo tamanho, imagens com o mesmo peso confundem o leitor. Estudos mostram que, geralmente, as pessoas fazem um escaneamento da página e depois é que focam na leitura. Nesse primeiro momento, as letras maiores e em destaque fisgam o olhar. Por isso, coloque ali as informações mais importantes.
Organização também é fundamental para não bagunçar as ideias. Procure um layout que seja capaz de guiar o olhar do consumidor. “O Canva tem modelos prontos para uso que já consideram todos esses fatores, sendo apenas necessário ajustar rapidamente os textos ou imagens de acordo com sua marca e produto”, diz Tatiane.
6. Não incluir um CTA (Call to Action)
Há uma estratégia no marketing que é fundamental para a conversão. O chamado CTA, Call to Action (do inglês, “chamar para ação”, em tradução livre), tem sempre um verbo imperativo que chama para uma ação. Por exemplo: clique aqui e garanta seu desconto ou acesse o site para ver mais opções. Coloque o CTA no pé do anúncio, com botões ou links clicáveis, para que o cliente que já se encantou pela oferta chegue até ela.
“Isso pode mais do que dobrar as chances de transformar visualizações em vendas. Uma simples orientação ajuda os clientes que podem estar interessados em dar o próximo passo. E a ferramenta Texto Mágico do Canva é uma ótima parceira para escolher as palavras certas para aumentar a conversão”, indica Tatiane. Com apoio da tecnologia OpenAI, esse recurso gera sugestões de textos com ajuda da inteligência artificial.
7. Não otimizar para dispositivos móveis
Nem todo mundo vai acessar a sua campanha a partir de um computador. E o formato da tela do celular, por exemplo, não comporta o mesmo layout do notebook. Por isso, o design da peça publicitária precisa ser adaptável a diferentes formatos. “É fundamental que a abordagem e os designs respeitem as especificidades de cada plataforma. Criar peças no tamanho certo para cada dispositivo vai dar um ar mais profissional ao seu conteúdo”, explica Godoy.
Para ajudar nessa tarefa, o Canva tem a ferramenta Conversão Mágica. Basta criar um anúncio e acionar a ferramenta, que o redimensiona automaticamente em todos os formatos.

Agora que você já sabe o que não fazer – e o que fazer – para fisgar o consumidor, comece a trabalhar já em uma campanha criativa fazendo bonito com o Canva. Acesse a plataforma e tenha contato com muitas ideias para deixar o feed da sua marca mais atraente em qualquer rede social, e, de quebra, ainda fique por dentro das tendências que vão marcar 2025.