7 dicas para seu negócio vender mais no TikTok | Redes sociais
Pesquisa da Opinion Box, divulgada em março deste ano, revela que um em cada três usuários da rede social no Brasil já comprou algo que conheceu por meio da plataforma. Ainda de acordo com o relatório, 71% dos usuários concordam que as marcas devem estar presentes nas redes sociais e, além disso, 68% também acreditam que a rede social pode aproximar pessoas e empresas. De acordo com a especialista em Transformação Digital do Sebrae, Janaína Camilo, inicialmente o TikTok se popularizou no país como uma plataforma de entretenimento, mas aos poucos se transformou em um espaço para potencializar negócios.
“O TikTok possui uma estratégia de marketing diferenciada, com teor dinâmico e interativo. O algoritmo de inteligência artificial da plataforma, oferece à audiência conteúdos segmentados de acordo com os interesses, interações e comportamentos dos usuários, o que proporciona uma experiência individualizada que gera conexão com o público alcançado”, diz Camilo.
A especialista acrescenta que o público majoritariamente consumidor da plataforma é de 16 a 24 anos, e que nos últimos anos tem aumentado o percentual de adultos entre 35 e 55 anos que utiliza a rede. “Isso torna o TikTok um ambiente propício à promoção de negócios, com potencialidade ampliada para as empresas que utilizam o TikTok For Business, um espaço para o empreendedor que deseja conquistar mais público e se aproximar do cliente”, considera. Com esse lançamento, ele visa oferecer benefícios também para as empresas, como a maior aproximação com clientes e a conquista de mais público.
No mundo inteiro, o TikTok já contabiliza 1 bilhão de usuários ativos mensais na plataforma, mas ainda faz mistério quanto aos números regionais. Estima-se que, no Brasil, esse volume não pare de crescer e esteja, atualmente, em 98,6 milhões de contas ativas.
Do interior de Minas Gerais, da pequena cidade de Campo do Meio, a Monshell vende capas automotivas para o país inteiro. Por mês, são mais de 10 mil produtos vendidos, sendo 80% comercializado pela Internet. As campeãs de vendas são as capas da Linha Prime que são totalmente personalizadas. Além de presença digital nos principais marketplaces desde 2015, a empresa também tem explorado o potencial do Tik Tok para divulgar os produtos.