60% dos consumidores devem antecipar compras de Natal na Black Friday, aponta levantamento | Negócios
Grande parte dos consumidores devem aproveitar a Black Friday de 2024 para antecipar as compras de Natal, aponta um levantamento realizado pela Cuponomia, plataforma online de cupons de descontos, com os usuários de seu site, entre 1 e 10 de novembro, e divulgada nesta quarta-feira (13/11). Os resultados foram antecipados a PEGN.
Entre os entrevistados, cerca de 60% afirmaram que as promoções da Black Friday fazem valer a pena antecipar as compras de final do ano. A pesquisa reuniu participantes de todas as regiões do país.
“A Black Friday passou a ser uma oportunidade estratégica para o consumidor planejar seus gastos e antecipar as compras de fim de ano, aproveitando as melhores ofertas”, comenta Ivan Zeredo, diretor de marketing do Cuponomia.
Neste ano, em comparação a 2023, o número de consumidores que pretendem fazer compras durante a data do evento promocional aumentou de 69% para 93%. O principal meio para realização das compras deve ser o mobile, com 73% dos clientes afirmando que comprarão utilizando celulares, em comparação aos 69% que vão optar pelo computador.
“O crescimento das compras pelo celular destaca a importância de as empresas otimizarem a experiência em dispositivos móveis, para que o consumidor possa comprar com facilidade e rapidez”, afirma Zeredo.
Em relação aos pagamentos, o cartão de crédito segue como a escolha predominante das pessoas, com 76% das intenções. No entanto, a pesquisa observou um leve crescimento na utilização do PIX e cartão de débito, que chegou a 21% dos respondentes, frente aos 20% do ano passado.
Eletrodomésticos e moda são as categorias mais buscadas
Os dados da Cuponomia ainda apontaram que as categorias com maior preferência de compra dos consumidores é a de eletrodomésticos, com 39%, seguido por moda e acessórios, com um aumento notável, subindo de 32% em 2023 para 38% em 2024.
Para Zeredo, esse aumento reflete uma retomada do interesse por itens de moda, indicando que, com a estabilização pós-pandemia, o consumidor volta a buscar produtos mais voltados ao cotidiano, em contraste com a alta demanda por eletroeletrônicos observada durante a pandemia.
Além disso, o levantamento mostra que os consumidores estão cada vez mais atentos às oportunidades durante todo o mês, e não apenas no dia oficial do evento. “Observamos que o consumidor, em vez de esperar apenas pelo grande dia, se mantém atento durante todo o mês. Isso desafia o varejo a ter estratégias diversificadas para um período maior de promoções”, comenta o executivo.